20 de agosto – dia do vizinho

Viver em comunidade – e um condomínio é um dos melhores exemplos da vida em comum – pode trazer muitas vantagens, como proteção, praticidade e conforto. No entanto, nem sempre a vida em condomínio é um mar de rosas. E o fator preponderante dessa boa – ou má – vida em comum é, sem dúvidas, a convivência entre vizinhos.

Para que tal convivência possa ser a mais civilizada possível, alguns pontos devem ser levados em consideração e atitudes podem ser adotadas por todos para tornar o senso de coletividade mais latente, permitindo que os condôminos possam viver em harmonia.

Neste 20 de agosto, dia do vizinho, trazemos sete dicas sobre como melhorar o diálogo com quem convive em condomínio com você, criando um ambiente de paz e melhor qualidade de vida para todos. Boa leitura!

 

#1 Invista em uma convenção de condomínio

Ter uma convenção no condomínio que normatiza as regras de boa vizinhança sob os diferentes aspectos pode ajudar muito os condôminos na hora de saber quais são as boas práticas. É a convenção que determina: a fração ideal relativa ao terreno e às partes comuns de cada unidade; as atribuições das assembleias, seus métodos de convocação e o quórum mínimo exigido para a tomada de decisões; o regimento interno e como será a administração do condomínio; as sanções e punições previstas para quem descumprir as normas.

#2 Seja sempre transparente, porém cordial

Tente administrar eventuais transtornos com um vizinho com franqueza, mas com educação. O problema só deve tomar proporções maiores quando as conversas amigáveis não surtirem efeito, fazendo com que o problema continue ali. Mas, antes de chegar a esse ponto, que tal conversar e tentar resolver a situação de uma maneira mais branda?

#3 Atente-se aos seus trajes

Evite desfilar pelo condomínio sem camisa, com roupas de banho ou pijamas. Mesmo que o local seja sua casa e que você vá descer rapidamente para levar o lixo, não custa nada colocar uma roupa. Você pode encontrar com alguém no elevador e constranger a pessoa, criando uma situação desagradável.

#4 Respeite o horário de silêncio

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Lei do Silêncio vale para qualquer momento do dia, bastando que o barulho seja constante e que atrapalhe o vizinho. Porém, os condomínios costumam aderir à regra das 22 horas para festas e música alta. 

#5 Atente-se ao seu lixo

Não jogue papéis, bitucas de cigarros ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela da unidade ou nas áreas comuns. Seu lixo deve sempre estar devidamente ensacado, sem exalar odor forte.

#6 Tenha bom senso no uso da garagem

Estacione seu veículo da maneira correta na vaga, respeitando os limites das faixas com espaço para os demais carros. Respeite a velocidade de 10 km/h na garagem. Dê preferência sempre para quem está entrando e não utilize sua vaga como depósito.

#7 Cuidado com seus pets

Animais de estimação devem ser transportados somente no elevador de serviço. Procure ficar atento ao barulho do animal para não perturbar os vizinhos, especialmente em horários de descanso. Caso o animal suje as dependências comuns do condomínio, o dono ou responsável deve limpar prontamente.

 

E então, você já checou se toma todas as atitudes corretas para manter um bom relacionamento em seu condomínio? Compartilhe este texto com seus vizinhos e conte sempre com as dicas da CWR – Gestão de Mão de Obra.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.