Plano de manutenção predial preventiva

Prevenção. Se essa simples palavra fosse adotada em todos os campos da vida humana, muitos problemas sociais, políticos, econômicos e pessoais poderiam ser evitados. Em nossas relações em comunidade, claro, a importância da prevenção é primordial. É por isso que é tão relevante que os condomínios tenham um plano de manutenção predial preventiva.

Tal plano engloba atividades que objetivam conservar a capacidade funcional de um edifício e de suas partes constituintes. Ele é essencial para atender às necessidades dos usuários e mantê-los em segurança e é, até mesmo, fixado pela norma NBR 5674/1999, que orienta a organização de um sistema de manutenção em edificações.

Quais serviços o plano orienta?

A manutenção predial preventiva deve incluir qualquer serviço que previna ou corrija a perda de desempenho decorrente do uso ou da deterioração dos componentes de um edifício. Seguem alguns exemplos:

Inspeção de instalações hidráulicas (bombas, infiltrações, caixa d’água, caixas de passagem de esgoto e gordura);
Inspeção de elevadores;
Verificação das instalações de gás;
Inspeção dos equipamentos e sistemas de segurança;
Verificação da integridade da cobertura (componentes, vedações, fixações) anualmente;
Verificação das instalações elétricas (conexões e estado dos contatos elétricos e seus componentes) a cada 2 anos;
Inspeção das áreas comuns (piscinas, playground, sauna, salão de festas, jardins);
Lavagem da fachada a cada 3 anos.

A periodicidade de cada serviço a ser executado depende de sua natureza. Há verificações diárias, semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais, daí por diante.

Como deve ser executado o plano?

O plano de manutenção predial preventiva se dá por meio de uma inspeção que observa os parâmetros técnicos que asseguram um resultado satisfatório. Por este motivo, deve ser realizado por profissionais habilitados, capazes para considerar as especificações do fornecedor/fabricante/construtor.

Todas as ações devem constar em um cronograma feito pela administração do condomínio, com base no Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações (NBR 14037/1998) que é entregue pela construtora. Por fim, o plano contribui para que os edifícios construídos atendam a seus usuários por longo tempo.

Ainda tem dúvidas sobre plano de manutenção predial preventiva? Deixe seu comentário que a CWR – Gestão de Mão de Obra terá imenso prazer em respondê-lo!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.