Com o reajuste da tarifa de serviços energéticos, é preciso criar estratégias para poupar. A conta de luz é um dos fatores decisivos no orçamento do condomínio e merece atenção.
Estima-se que este consumo corresponda até 10% dos gastos mensais. Muita coisa, não é mesmo?! Para te ajudar, hoje separamos algumas dicas para economizar energia.
Continue a leitura para saber mais e envie esses conselhos aos condôminos e colaboradores!
Contexto
De acordo com o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), o Brasil passa pela pior crise hídrica desde 1930. Isso é grave porque as hidrelétricas são a maior fonte de energia do país, chegando a representar 65,2% do fornecimento de 2020.
Com a falta de chuvas, a alternativa é usar as usinas termelétricas, que são mais caras. Além disso, outra preocupação é que o subsistema de reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste está em 22,32% de sua capacidade. E ele é responsável por aproximadamente 70% da energia produzida nas hidrelétricas de todo o país.
Traduzindo: a conta vai aumentar!
Economia
Algumas dicas para economizar energia são:
- aproveite a luz natural durante o dia;
- diga aos colaboradores e condôminos para desligarem as lâmpadas de espaços que não estão sendo usados;
- troque as lâmpadas por fluorescentes ou de LED, isso pode representar uma economia de até 75% e ainda contribui para que o ambiente não se aqueça;
- tire aparelhos que não estão sendo usados das tomadas, isso pode representar uma economia de até 20% da energia;
- para a iluminação externa, é possível substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas a vapor de sódio a alta pressão (VSAP), essa alternativa fornece mais luz com menor consumo de energia elétrica;
- use sensores de presença ou de calor, isso pode representar uma economia de até 50%;
- durante a madrugada, reduza o número de elevadores em funcionamento;
- invista em uma modernização dos elevadores, modelos mais modernos são mais econômicos e podem representar uma diminuição de 40% da energia;
- prefira pintar os ambientes com cores claras, isso amplia a iluminação e reduz a quantidade de luz necessária;
- veja a possibilidade de investir em painéis solares.
Para incluir todos os condôminos e colaboradores, faça uma campanha de colaboração. Algumas formas de engajamento são comunicados por e-mail e whatsapp, cartazes e flyers nos elevadores e áreas comuns e um grupo colaborativo para a construção de novas formas de economia.
E aí, gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como economizar energia!