Estar preso em um elevador pode ser uma situação angustiante e, até mesmo, desesperadora para pessoas que têm pânico de lugares fechados, a chamada claustrofobia.
No entanto, mesmo que isso seja difícil para muitos, é fundamental manter a calma e aguardar o resgate, que somente pode ser feito por empresas de manutenção de elevadores e pelo Corpo de Bombeiros. Sim, APENAS esses profissionais são habilitados a realizar, com segurança, o resgate de pessoas presas dentro das cabines dos elevadores.
Em virtude disso, é importante destacar que porteiros, zeladores, equipes de limpeza e manutenção de condomínios estão expressamente PROIBIDOS de realizar o resgate de pessoas presas em elevadores. Tal proibição é recomendada pelas próprias empresas responsáveis pela manutenção dos equipamentos e visa proteger a integridade física, tanto da pessoa que ficou presa quanto daquele que tenta realizar o resgate, em função do iminente risco de acidentes fatais.
Seguem abaixo algumas medidas que devem ser tomadas em caso de parada do elevador com alguém em seu interior:
● Se o elevador parar entre andares, os ocupantes devem manter a calma, pois o perigo não é iminente;
● Muitos elevadores têm luzes de emergência, que funcionam por algumas horas sem energia elétrica, e interfones de comunicação com a portaria;
● Segundo os fabricantes, os elevadores têm ventilação necessária para respiração;
● Acione o botão de alarme e/ou utilize o interfone para pedir ajuda;
● Não force as portas se o elevador parar entre andares e a porta abrir. Não tente sair por conta própria, uma vez que o elevador pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo. Aguarde a sua estabilização.
Essas medidas de segurança são para assegurar o bem mais precioso de todos nós: a vida. Não as descumpra jamais!