Dicas para cuidar de jardins em condomínios

A estação das flores chegou! E a primavera é a melhor época do ano para adubar as plantas, retirar galhos e folhas secas e dar manutenções em gramados. Portanto, é chegado o momento ideal para cuidar dos jardins de condomínios, áreas importantes para o convívio dos condôminos e para a valorização do patrimônio.

A falta de uma manutenção adequada pode, por exemplo, comprometer toda a estrutura, o solo e as plantas do jardim. E ter que refazer um jardim inteiro não é algo barato. Por isso, é importante saber os cuidados necessários para a manutenção. Neste texto, confira cinco dicas para cuidar do jardim do seu condomínio. Vamos lá!

 

#1 Regras de uso

Uma vez definido se o jardim do seu condomínio é ornamental e contemplativo ou se faz parte do espaço de lazer e convívio dos moradores, estando integrado ao playground, quadra esportiva ou piscina, por exemplo, divulgue sistematicamente as regras de uso entre os condôminos.

#2 Custo de manutenção

O custo da manutenção de um jardim em condomínio varia muito. Ele depende das características do terreno, das espécies vegetais que são utilizadas e do objetivo do espaço. 

#3 Escolha das plantas

Não deixe que plantem qualquer espécie de vegetais. As flores e demais plantas escolhidas devem ter as características específicas do espaço e também terem uma harmonia entre cores, texturas, melhor época para o plantio e colheita (se for o caso), formas e estrutura.

#4 Ajuda profissional

A contratação de um paisagista e de um jardineiro para a manutenção é importante. Isto porque somente pessoas especializadas saberão sobre os cuidados diferenciados exigidos para cada planta conforme a estação do ano; como fazer o controle com fungicidas ou inseticidas; promover as podas no período ideal; e garantir a adubação correta para que as plantas estejam sempre bem nutridas.

#5 Jardim de condomínio merece atenção

Mesmo que você contrate alguém para cuidar do jardim do seu condomínio, é importante saber como orientá-lo e o que cobrar do profissional, além de estar preparado para aprovar ou não os custos dos serviços de jardinagem e compra de materiais. Portanto, saiba que:

a) O profissional deve ficar bastante atento às plantas daninhas. O jardineiro pode retirá-las com a mão ou com uma pequena enxada.

b) A terra deve ser adubada a cada 3 ou 4 meses, sendo que cada planta exige um tipo de adubação diferente. O jardineiro deve usar o tipo de adubo e a quantidade específicos das plantas existentes.

c) Uma vez por mês devem ser aplicados os venenos específicos para o combate de fungos e pragas.

d) Não se deve acrescentar uma nova planta ao jardim do condomínio sem critérios. Como as plantas crescem para baixo também, o tamanho e o tipo da raiz também devem ser levados em conta para não ocasionar problemas à estrutura física do condomínio.

e) É necessário garantir tratamentos especiais contra pragas e doenças porque elas podem comprometer o jardim de forma irreversível.

f) Cada estação do ano é momento de realizar um cuidado diferente. No inverno, o gramado tem que ser coberto por substrato ou terra mista peneirada para manter a umidade e fortalecer o sistema radicular, além de realizar as podas de limpeza. Já no outono, é preciso fazer a limpeza de canteiros e a adubação química específica. Na primavera e no verão, podem ser realizadas as podas da grama, as novas adubações químicas peculiares a cada espécie e correção do pH do solo.

g) Sempre é necessária a renovação da quantidade de matéria orgânica do solo e a correção de possíveis irregularidades.

Agora que você já sabe todos os cuidados a serem tomados com o jardim do seu condomínio, conte pra gente o que achou das nossas dicas! E conte sempre com a CWR – Gestão de Mão de Obra para tirar suas dúvidas sobre este e demais temas relacionados à vida em condomínios.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.