SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

1495225272_BlogSegurancaTam2

Normas são importantes para o bom funcionamento de um condomínio e para garantir a segurança de moradores e colaboradores que circulam pelas áreas comuns. No entanto, o estabelecimento de normas de segurança muitas vezes vai na contramão da comodidade, já que pode envolver procedimentos mais burocráticos para coibir a ação de pessoas mau intencionadas. Tudo começa com o controle de acesso e ter um vigia ou porteiro capacitado faz bastante diferença.

A violência nas grandes cidades só aumenta, e proteger os lares e patrimônios não é uma tarefa fácil. Por isso, todos têm um papel importante para fazer do condomínio um lugar mais seguro para viver. Isso depende da aplicação do síndico, da colaboração dos condôminos, de boa orientação aos funcionários e de equipamentos de segurança.

Mesmo com toda a tecnologia disponível, o cumprimento de regras por todas as pessoas que circulam pelo estabelecimento, é essencial para a prevenção de incidentes. Câmeras de monitoramento, alarmes e até acesso biométrico não são, por si só, sistemas que impedem situações de furtos e invasões. Por isso, é preciso a colaboração de moradores e funcionários. Unir sistemas eletrônicos, meios humanos e organizacionais é o que oferece o melhor resultado.

As regras devem ser feitas em conjunto, para que sejam pautadas na boa convivência e no equilíbrio entre a comodidade e a segurança desejada. Para garantir eficiência, as normas devem ser definidas em assembleia de moradores, devidamente comunicadas e disponibilizadas com fácil acesso, para que todos as compreendam e pratiquem. Dentre outras, o estabelecimento de protocolos para identificação e recebimento das visitas, entregas, serviços e outras atividades são essenciais para a segurança de todos.

É papel do síndico comunicar aos moradores, funcionários ou empresa terceirizada todas as normas e procedimentos de segurança que devem ser cumpridos no dia a dia. Além solicitar a coleta de dados dos moradores, veículos e parentes para a identificação, com auxílio de uma administradora ou dos funcionários do condomínio.

A CWR – Gestão de Mão de Obra trabalha com vigias e porteiros treinados para auxiliar na gestão de segurança do seu condomínio. Conte com nossos serviços!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.