Porteiro X Vigia: o quê cada um faz?

BLOG-vigia-x-porteiro2

Orientar visitantes, clientes e prestadores de serviços de um condomínio ou empresa é função do porteiro, do vigia ou de ambos?

Esse tipo de dúvida é comum entre em empresas e condomínios. Em alguns casos, até mesmo tais profissionais que estão nos referidos cargos ficam em dúvida sobre quais as tarefas que são de sua responsabilidade.

Por isso, entender qual é a função do vigia e o que é atribuição do porteiro poderá te ajudar se precisar recorrer à um deles em caso de problemas.

Pensando nisso, listamos abaixo, com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, as tarefas que competem a ambos e a cada um deles:

Ambos

Orientar visitantes, clientes e prestadores de serviço em relação ao deslocamento pela empresa ou condomínio.

Percorrer as dependências da empresa ou do condomínio; verificar portas e janelas; observar movimentação/comportamento das pessoas; relatar avarias nas instalações; inspecionar os veículos no estacionamento; contactar proprietários dos veículos irregularmente estacionados; monitorar pelo circuito fechado de TV; prevenir incêndios e acidentes.

Identificar os visitantes, encaminhá-los para onde querem ir e acompanhar o visitante e/ou prestador de serviço; prestar primeiros socorros.

Requisitar (e receber) materiais e equipamentos.

Inspecionar mídia de gravação de imagem de circuito fechado; checar o posicionamento das câmeras; reparar pequenos defeitos em equipamentos de circuito de TV ou solicitar reparos; atender emergências; inspecionar hidrantes.

Comunicar-se por sinais e/ou códigos; transmitir recados; operar rádio, interfones e sistema telefônico; redigir relatórios; acionar a polícia e o corpo de bombeiros.

Demonstrar educação, atenção, fluência verbal, prestatividade e flexibilidade; demonstrar capacidade de trabalhar em equipe; de organização; de administração do próprio tempo, de tomar decisões, de desinibição e de lidar com o público; manter a postura e o auto controle.

Porteiro

Controlar a movimentação e o fluxo de pessoas.

Vigia

Registrar a passagem pelos pontos de ronda.

Recepcionar entregadores, verificar a documentação da mercadoria recebida, conferir os materiais entregues, examinar o estado dos materiais e equipamentos e acompanhar a entrega de produtos.

Trocar baterias do rádio transmissor, ligar geradores, trocar lâmpadas e resistências de chuveiros.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.