Elevador: quanto custa modernizá-lo e quais cuidados garantem uma boa conservação?

 

Engana-se a gestão que enxerga a modernização dos elevadores como um gasto. Além de possuir inúmeras variáveis em seu custo final, esse tipo de reforma é considerado um investimento para o condomínio. Sabia que, em uma modernização básica,  tem-se a oportunidade de se aproveitar 90% do que se tem em um prédio (cabine e casa de máquina)? Isso mesmo!

Siga com a gente nesta leitura e saiba como aplicar essa melhoria ai no seu condomínio, conservá-lo da melhor maneira e, consequentemente, aumentar a valorização financeira do local. 

Boa leitura!

 

Quanto custa modernizar?

Como há muito o que se aproveitar, na maioria dos casos, são substituídos painéis de comando, fiação elétrica e botoeira de pavimento. O preço médio dessa modernização é de R$70 mil dependendo do padrão do edifício, enquanto a substituição de portas é de até R$2.500,00. 

 

Vale a pena fazer a troca de um elevador antigo por um novo?

Nem sempre é preciso fazer a troca de um elevador antigo para um novo. Fato é que, se o elevador for muito ultrapassado, com mais de 50 anos de vida útil, por exemplo, a atualização da caixa de comando, do interior da cabine e das portas pode viabilizar a troca, já que o valor a ser gasto em toda modernização seria alto. 

Dica: é recomendável a troca de um elevador antigo por um novo se a modernização custar pelo menos 60% de uma máquina nova.

 

Sobre a caixa de comando…

Para que essa gigantesca máquina funcione em perfeito estado, por trás, ou melhor, debaixo dela existe a “caixa de comando”. Ela é considerada o cérebro do elevador e, por isso, precisa ser atualizada constantemente e ter sua manutenção em dia. 

As opções mais novas ou as atualizadas, reduzem o consumo de energia, pois acionam o motor de forma mais suave do que caixas antigas. Agilidade no tráfego de pessoas, maior segurança dos passageiros e custos reduzidos com  a manutenção são outros benefícios delas.

Em entrevista ao Jornal do Síndico, o engenheiro Eletricista Lúcio Francisco, da Control Elevadores, conta outros detalhes sobre como pode ser feita essa modernização. [hiperlink]

 

Como mantê-lo bem conservado?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os valores e como pode ser feita essa modernização, é preciso atentar-se às boas práticas de conservação para que a vida útil do elevador seja maior. 

É essencial se preocupar com os materiais de limpeza utilizados, deve-se usar produtos adequados como detergentes neutros, além da limpeza ser a seco. Os resíduos de sujeira podem impossibilitar a abertura e fechamento convencional das portas ou o deslizamento das correias, por exemplo. Caso algo fique preso no trilho da porta, ela pode fechar e emperrar. 

Líquidos também são ponto de atenção: ao serem derrubados podem afetar os componentes elétricos da máquina causando um curto-circuito no sistema. Por isso, é extremamente importante ter uma equipe ou empresa de conservação que reforce o cuidado com essa máquina. 

 

Atenção ao peso suportado pelo elevador

 

Ficar atento ao peso suportado pela máquina é outra prática necessária. Ultrapassar a recomendação de limite pode causar um grande impacto na vida útil do elevador. A sinalização é uma importante aliada: certifique-se de deixar a placa sobre a orientação de lotação máxima no campo de visão de todos.

A CWR tem parceiros especializados em modernização e trocas de elevadores. Fale conosco!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.