As 5 perguntas que os clientes fazem aos corretores sobre o condomínio antes de fechar um negócio

 

O preço do imóvel e a localização, por exemplo, são prerrogativas que o cliente procura logo de cara quando está em busca de um imóvel. Entretanto, antes de fechar um negócio, o comprador deve perguntar como funcionam as casas em condomínio fechado

Separamos cinco perguntas sobre o condomínio que os clientes mais fazem aos corretores, da permissão de se ter pets até vagas de garagem, tudo é importante saber com antecedência. 

Continue lendo! 

Qual é o valor da taxa do condomínio?

Começamos pela pergunta que mexe diretamente no bolso do morador: a taxa de condomínio. Há condomínios com taxas altas, enquanto outros nem tanto assim. 

Depende muito da estrutura, mas, vale comparar a de um lugar para o outro. Algumas vezes, a taxa do condomínio é mais cara em um lugar e a estrutura é praticamente a mesma da casa do outro condomínio que você gostou.

Vale lembrar que a taxa de condomínio também serve para que exista um fundo de reserva. Isso para eventuais danos não previstos.

Quantas vagas de garagem?

Essa é uma pergunta clássica, afinal, é comum que a família tenha mais de um carro. 

Num casal, o marido pode ter um carro e a esposa outro, sendo que ambos trabalham em pontos diferentes da cidade e não conseguem dividir carona.

Logo, a pergunta tem que ser feita no início das negociações, especialmente em imóveis na planta. Há construtoras que negociam vagas de garagem separadas das casas.

As taxas de água e gás são divididas?

O compartilhamento de água pode ou não ser dividido entre os moradores. 

No primeiro caso, o valor da taxa é pago pelo condomínio. Logo, essa também é uma pergunta feita aos corretores.

Do mesmo modo, o gás pode estar na taxa de condomínio, assim como na conta individual, sendo cada morador responsável pela compra da unidade. 

Diferentemente do compartilhamento, em que normalmente o síndico fica responsável pela compra do gás que abastece todo o concodmínio. 

Pode ter pet?

Claro que essa pergunta não poderia faltar. Como os animaizinhos, sobretudo cachorros e gatos, cada vez mais estão morando com seus donos humanos, o condomínio precisa afirmar se aceita ou não pets. 

Mesmo que aceite pet, é comum que hajam regras, como barulho, locais para passeios dos animaizinhos, lugares proibidos para a passagem deles, entre outros. 

O certo é que essa está entre as perguntas mais feitas aos corretores.

Como é a segurança do condomínio?

O condomínio tem câmeras que monitoram os diferentes pontos de acesso? Os portões eletrônicos recebem manutenção com a frequência necessária? 

Essas e outras perguntas sobre segurança são feitas pelos clientes e, obviamente, o corretor terá as respostas “na ponta da língua”.

Os clientes também perguntam como é a segurança aos arredores do condomínio. 

O condomínio pode ter toda a segurança necessária, contudo, a região também precisa colaborar para que os moradores fiquem seguros.

As taxas são perguntas campeãs, porém, nem só delas vivem os questionamentos dos clientes sobre o condomínio antes de fechar um negócio com os corretores. 

As vagas de garagem, manutenção, possibilidades de ter pets e a segurança para os moradores, certamente estão entre as cinco perguntas mais feitas pelos clientes.

Gostou do conteúdo? Siga também nossas redes sociais!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.