Saiba qual deve ser a disponibilidade do síndico

Sabia que, mesmo recebendo salário, o síndico não é um funcionário do condomínio? Em muitos condomínios esse é assunto bastante polêmico. Mas uma coisa é certa: é preciso ter bom senso e acordar com o Conselho quais devem ser os horários para se estar disponível. Ao longo desse conteúdo, você entenderá um pouco como pode se dar essa atuação, de forma que atenda às expectativas de ambos lados (síndico e moradores).

Boa leitura!

 

O atendimento deve ser em horário comercial?

Para início de conversa, o fato de receber um salário pago pelo condomínio não obriga o síndico a ficar disponível 24h por dia. Isso é irreal até em outras profissões, não é mesmo? Então, conhecer a rotina dos moradores é um bom começo: integrar seu horário de permanência no local com o deles pode significar que em uma hora de disponibilidade por dia, consiga atender a todos.

 

Ser presente é essencial.

No período em que estiver pelo condomínio, o síndico deve e pode aproveitar para conversar com o zelador e atualizar as informações importantes. O ideal é que esse “plantão” seja feito nas áreas comuns do prédio como na portaria, salão de festas ou sala do síndico. 

Assim, os moradores podem visualizá-lo no local, sanar dúvidas, falar sobre a rotina e sentirem que o síndico está realmente envolvido com as questões do local. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Caso ele perceba que o tempo não é suficiente, é importante ajustá-lo de maneira a não atrapalhar sua vida privada.

 

Quando acionar o síndico?

Uma boa prática para os condôminos é: antes de acionar o síndico, tentar conversar com a equipe de Conservação do local (porteiros e zeladores), principalmente se estiver fora do horário estabelecido para atendimento. Por exemplo, não vale chamá-lo se for para reclamações ou sugestões. O livro do condomínio que fica na portaria ou e-mail (caso tiver) são as ferramentas fundamentais para esses tipos de registros. 

 

Importância do livro de ocorrência

 

Esse outro grande aliado da gestão do condomínio ajuda a manter a tranquilidade do síndico na hora de descanso. Por isso, é extremamente necessário manter as formas de contato atualizadas como: e-mail, WhatsApp e telefone são essenciais para o bom uso do livro de ocorrência.

Mesmo que ele seja uma pessoa mais reservada e deseja manter a privacidade, é importante lembrar que ao assumir essa posição, deve também estar disponível para os moradores e pode fazer isso estabelecendo uma comunicação transparente com eles.

 

Mantenha condôminos sempre informados de tudo!

Fazer uma gestão transparente e informativa, também diminui a necessidade do síndico estar disponível (quase) sempre. Veja algumas dicas para otimizar o dia a dia e evitar possíveis dores de cabeça:

  1. Comunique-se! Escada ou elevador estão interditados? Deixe um bilhete na porta do elevador no térreo, informando que o conserto já foi providenciado e que, no máximo em “x” horas o elevador voltará a funcionar normalmente. Aqui também vale criar um grupo no WhatsApp  para comunicação rápida e objetiva com todos;
  2. Faça escalas de plantões para emergências nos feriados prolongados e finais de semana, se revezando com o subsíndico e com o conselho. 
  3. Fomente a participação ativa do do subsíndico. Divida as responsabilidades.

 

Ainda há muito o que se esclarecer sobre esse tema e, em caso de dúvidas, fale conosco. Nosso time está pronto para orientá-lo. Há 25 anos, somos especialistas em Conservação e Gestão de Mão de Obra.

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