4 dicas para economizar água no seu condomínio

Anualmente, no mês de junho, os olhares do mundo se voltam para o Meio Ambiente. Mesmo essa sendo uma necessidade diária, o reforço se dá por conta da celebração do dia 5 de junho. Quando falamos do nosso planeta, 10 em cada 10 pessoas citam a água. 

Estar na lembrança não é o que a preserva e garante o nosso acesso a ela daqui a uns anos. Economizá-la é muito bem-vindo e toda forma é válida. No dia a dia dos condomínios, isso também é possível! Uma gestão consciente se preocupa com a água e o síndico deve mobilizar os moradores, incentivando o consumo mais sustentável e a sua economia.

Separamos algumas dicas para que você aplique e replique por onde estiver. Siga conosco e boa leitura!

1. Oriente e informe regularmente os condôminos 

Aposte no quadro de avisos: espalhe lembretes de atitudes e dicas nas áreas comuns que, quando adotadas em conjunto, diminuem o consumo de água e as contas.

Exemplo simples como:, não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira enquanto ensaboa as louças da cozinha, são boas orientações. 

2. Atenção aos vazamentos

A cada seis meses ou periodicamente, fiscalize as válvulas e torneiras do edifício. Essa vistoria pode até ser feita por um zelador treinado e vai indicar se está ocorrendo desperdício de água.

Ao menor sinal de  vazamento, providencie o reparo pelo condomínio ou, se for o caso, passe para o apartamento responsável. Nesse sentido, é muito importante também incluir a inspeção e limpeza da caixa d’água.

2.1. Orientação da equipe

Assim como é preciso estar atento aos vazamentos, capacitar e promover insumos para que as equipes que zelam pelo condomínio possam atuar de forma sustentável é extremamente necessário.

Além dos equipamentos, a equipe CWR que atua nos condomínios garante a limpeza, conforto e o bem-estar dos moradores e visitantes prezando pelo cuidado com o meio ambiente! 

3. Redutores de pressão são aliados

 Atualmente, existem empresas e aparelhos que são especializados em redutores de vazão. Quando instalados, garantem uma economia significativa de água e, claro, um consumo ainda mais consciente. Alguns deles:

  1. Redinha simples de ferro que direciona a água, passando por válvulas redutoras de pressão
  2. Torneiras automáticas 
  3. Válvulas com leitores fotoelétricos.

 

BÔNUS
4. Ser sustentável é reaproveitar!

Já pensou em implementar uma estação de tratamento de água simples em seu condomínio? De início, requer um alto investimento, mas os retornos são válidos e sentidos nos primeiros meses. 

Em alguns casos, é possível ter um sistema que garanta um uso para o banho e para as pias diferente do que vai para as descargas e lavagem de pisos. Outra boa opção é reaproveitar a água da chuva, por meio de reservatórios que armazenam a água das chuvas, usando-a para regar jardins e limpar as áreas comuns.

Compartilhe essas dicas e vamos, juntos, promover um consumo consciente desse bem tão importante para nossa vida!

Fale conosco: há 25 anos, a CWR entende de Conservação e Gestão de Mão Obra.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.