Segurança em condomínios

Quando se fala em segurança, é comum pensarmos apenas no âmbito pessoal: nós, nossa família, nossos amigos… No entanto, vivendo em condomínio, aquela máxima de que se cada um fizer sua parte todos saem ganhando prevalece. Por isso, é de suma importância a criação e manutenção de procedimentos de segurança no acesso a prédios residenciais e comerciais. Em especial, em relação ao acesso de pessoas não autorizadas, como prestadores de serviço.

É preciso que se crie um consenso em condomínios sobre a proibição da entrada de pessoas que se apresentam como prestadores de serviços, como entregadores e funcionários de empresas de telefonia, energia, gás etc. A entrada só deve ser permitida com o conhecimento prévio e autorização expressa de um condômino. No caso de entregas, sempre que possível, retire a encomenda ou refeições na portaria e mantenha-se sempre no interior do prédio.

Confira, aqui, outros procedimentos de segurança que devem ser adotados em condomínios:

– Evite passar informações sobre o seu condomínio para desconhecidos.

– Informe à portaria sobre os visitantes que chegarão.

– Ao solicitar prestadores de serviços em seu apartamento, sempre que possível, solicite o nome e RG dos funcionários e passe as informações para a portaria. Na dúvida não autorize a entrada.

– Oriente seus empregados domésticos sobre questões de segurança. Eles ficam muitas vezes sozinhos e precisam aprender a tomar as decisões corretas.

– Mantenha os cadastros de moradores (e-mail e telefones), empregados e veículos sempre atualizados. Caso algum empregado seja demitido, informe imediatamente a administração do condomínio.

– No caso de perda de qualquer dispositivo de segurança eletrônica, especialmente controles remotos de veículos, informe imediatamente a administração para cancelar o dispositivo.

– Tenha ciência, colabore e cumpra os procedimentos de segurança estabelecidos. Lembre-se que comodidade é inversamente proporcional à segurança. Tenha paciência e não desautorize os porteiros quando os mesmos estiverem cumprindo procedimentos.

– Deixe suas chaves apenas com conhecidos.

– Informe o zelador sobre períodos de afastamento.

– Fique atento e cobre melhorias sobre as condições dos equipamentos de segurança e estrutura física do condomínio.

– Participe das reuniões de condomínio e assembleias e seja um defensor ativo da segurança.

– Verifique a idoneidade e qualidade das empresas de segurança e portaria contratadas. Questione caso o único fator decisório na contratação seja preço.

– Conheça e converse com seus vizinhos.

– Solicite treinamentos de segurança para os condôminos e funcionários.

– Ao entrar ou sair do condomínio, atenção com a presença de estranhos. Não libere a entrada de ninguém sem a devida identificação.

– Informe aos responsáveis quando verificar falhas da equipe de segurança ou conduta inadequada em termos de segurança por parte de condôminos.

A CWR é uma empresa de gestão de mão de obra que pode ajudá-lo no treinamento e implementação de uma equipe capacitada para o trabalho em portarias e na segurança de condomínios. Vamos conversar?

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.