Manutenção predial para períodos chuvosos

Com as fortes chuvas que atingiram Minas Gerais, algumas estruturas prediais podem ter sofrido. O concreto não é um material 100% impermeável e, somado à má manutenção predial, podem surgir manchas nos apartamentos, goteira na garagem, mofo nas paredes e a pintura descascada na fachada. 

Isto pode ser uma grande dor de cabeça para o síndico e a impermeabilização pode ser uma saída para se proteger e garantir a integridade da estrutura nas chuvas. Quando os sinais citados começam a aparecer é sinal de que faltou uma boa preparação preventiva, mas isso não significa que não dá tempo de minimizar os danos.

Evitar a aceleração dos desgastes é necessário para evitar problemas graves de infiltração. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

A necessidade da impermeabilização

Muitas vezes a impermeabilização é deixada de lado ou adiada. Este erro se torna evidente em períodos de grandes chuvas e chama a atenção para a necessidade de sanar um problema que poderia ter sido evitado.

A prevenção é sempre a melhor opção. Existem diversos sistemas de impermeabilização, cada um com uma durabilidade diferente e o ideal para cada edifício pode variar.

O ideal é que as estruturas sejam inspecionadas periodicamente e, dependendo do material utilizado, pode até mesmo ser realizado no período de chuva, mesmo que isso não seja o usual.

Não impermeabilizar o prédio favorece o aparecimento de infiltrações que acelera o processo de deterioração estrutural.  

Cuidados em período chuvoso

O condomínio deve ter um bom plano de manutenção eficiente. As manutenções preventivas são o modo mais eficiente de evitar acidentes, danos e de economizar, já que as reparações são mais caras do que as prevenções.

Além disso, é preciso ter cuidado na contratação dos prestadores de serviço. Para isso, faça diversos orçamentos e busque a experiência de clientes. O síndico deve exigir da empresa que pretende contratar certidões, documentos e atestados técnicos antes de fechar qualquer contrato.

Lembre-se que a manutenção predial é sempre melhor quando feita de maneira preventiva. Preserve o seu condomínio!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.