A IMPORTÂNCIA DAS NORMAS DE CONDUTA PARA COLABORADORES

1496253589_CodigoConduta2

Estabelecer normas de conduta é de suma importância para orientar os colaboradores, mas isso só será possível com a criação de regras claras e objetivas, que busquem agregar valor ao dia-a-dia do trabalhador, do contratante e da empresa responsável pela gestão da mão de obra. Assim, é possível estabelecer o que é esperado do funcionário no ambiente de trabalho, evitando possíveis constrangimentos e tendo embasamento para aplicar advertências ou elogiar a conduta.

Nessas normas deve-se ainda incluir o regulamento interno do local para onde o trabalhador vai prestar serviço, que pode variar e deve ser analisado caso a caso. Tudo deve ser feito pensando na prestação satisfatória do serviço, sendo importante incluir regras relacionadas ao ambiente de trabalho, comunicação, confidencialidade, postura e cumprimento regular das leis aplicáveis. É a empresa informando ao funcionário a sua expectativa, encorajando um ambiente de trabalho mais agradável a todos.

Todas as normas, desde a instrução básica de manuseio de aparelhos até o respeito aos colegas, devem ser apresentadas e discutidas com os colaboradores. Por exemplo, uma empresa institui a obrigatoriedade do uso de uniforme, isso passa então a fazer parte das normas de conduta que o funcionário deve seguir. Nesse caso, a empresa tem a obrigação de conceder os trajes gratuitamente para poder exigí-los. É uma constante relação de troca e as partes envolvidas têm direitos e deveres que devem ser cumpridos para garantir o bom andamento do trabalho.

Em resumo, conta-se sempre com o bom senso dos colaboradores, e criar regras que orientem sua conduta é um jeito de formalizar isso. O empregado deve estar atento porque algumas ocorrências podem abrir brechas para a demissão por justa causa. A sensatez é o que deve imperar para garantir o bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.