Economia na conta de água com a válvula redutora de pressão

 

Como a válvula redutora de pressão pode ajudar com a economia na conta de água? Neste conteúdo, você vai conhecer os benefícios da válvula redutora de pressão e saberá quais os tipos existentes no mercado e seu funcionamento.

A válvula redutora de pressão é um equipamento hidráulico feito para reduzir as pressões nas tubulações acima de 10 pavimentos, onde ela esteja acima do que é estipulado por uma norma da ABNT que considera acima de 40 metros. Mas como cuidar dessa ferramenta que traz outro grande benefício para um condomínio que é a economia de água?

Vem com a gente nesta leitura e saiba mais!

 

Como funciona?

Em edifícios altos, é importante que a gestão da pressão seja bem definida para que o sistema se mantenha em perfeito desempenho e vida útil.

Nos casos que são abastecidos de água a partir de um reservatório superior, a pressão é maior nos andares inferiores e, dependendo da altura, se ela não for controlada pode ultrapassar limite e ocasionar danos da própria tubulação, sendo de extrema importância se ter essas válvulas.

 

Quando fazer a manutenção?

Seguindo regras da ABNT de 1998, essa manutenção deve ser realizada uma vez a cada 6 meses, para verificar eventual emperramento. Pra isso, conte com uma empresa especializada para realizar o procedimento. Afinal, água é um “elemento” vivo dentro de um condomínio e todo cuidado é pouco.

 

Economia de água

Quando as válvulas estão em perfeito estado de funcionamento podem garantir uma redução na conta de água já que padronizam a quantidade que vai ser distribuída para cada ramal, principalmente em prédios altos.

Em condomínios que usam água do poço, que estão na parte inferior, por exemplo, a sua economia atinge a conta de energia com redução do desperdício de força para levar água a todas as unidades. Quando não há consumo elas fecham. Interessante, né?

 

Tipo de válvulas

Chegando até aqui, você já percebeu que essa válvula em seu condomínio resolve o problema da pressão da água e permite que a estrutura tenha o maior número de unidades atendidas com vazão uniforme.

Para padronizar, existem 3 tipos de válvulas no mercado, conheça:

• Válvula Proporcional

Sem sistema de molas ou parafusos de regulagem, o seu mecanismo é automático, funcionando conforme o princípio de pascal. Ela se mantém fechada quando não há consumo, assim, a pressão da água não será maior que a normal.

• Válvula Pilotada

Ela conta com um dispositivo reduzindo a pressão de entrada e de saída constante, independente das variações normais de vazão e pressão do sistema. Esse modelo também é vantajoso já que, caso não haja consumo, ela se fecha.

• Ação Direta

Essa opção reduz a pressão da água antes de um ponto específico do sistema, ou seja, no ponto de instalação, para um valor próprio após ele, assim, a pressão da água depois da válvula será sempre constante.

 

Qual válvula redutora de pressão é a ideal para meu prédio?

Por mais que você pôde conhecer os tipos de válvula redutora de pressão acima, não há uma resposta correta para esta pergunta, pois, somente um profissional habilitado saberá informar qual caberá melhor ao tipo de prédio.

 

Desafio do síndico

As manutenções prediais são uns dos grandes desafios do síndico e esse equipamento aparentemente parece que tem uma manutenção extremamente popular e não é difícil encontrar profissionais que ofereçam essa mão de obra, mas grande parte deles não está pronto para fazer o trabalho de forma correta ou equipamentos de alta tecnologia. Por isso, é importante que você conte com uma empresa que possa te assessorar neste sentido, como a CWR!

 

A instalação de uma válvula redutora de pressão é uma solução simples e eficaz para economizar água e dinheiro. Ao reduzir a pressão da água, você pode reduzir o desperdício, diminuir o consumo de água e prolongar a vida útil dos encanamentos. Além disso, você também estará ajudando a preservar um recurso vital e valioso para as gerações futuras. Ainda tem dúvidas? Fale com a gente!

 

 

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.