Como prevenir a Dengue em condomínios: dicas e cuidados

Cuidados de como evitar a dengue no condomínio

 

A Dengue é uma doença que vem aumentando no Brasil, com uma incidência de 141,5 casos por 100 mil habitantes em 2023, de acordo com dados do governo. Após o verão, a situação se agrava com as chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Em condomínios, a situação pode ser ainda mais preocupante devido ao maior número de pessoas em uma mesma localidade.

Para evitar a Dengue entre os moradores do condomínio, é preciso adotar medidas preventivas e de conscientização. Confira algumas dicas e cuidados importantes:

 

1. De olho nas áreas comuns

É preciso evitar água parada nas áreas comuns, pois é o maior foco da proliferação do mosquito da dengue. Em caso de pontos vulneráveis ao acúmulo de água, como lajes, calhas, é indispensável que seja feita a manutenção semanal. Nos vasos de plantas a regra é clara: coloque areia nos pratos.

2. De olho no lixo

Lixeiras destampadas merecem cuidado redobrado. Além disso, os sacos de lixo precisam estar bem vedados para que não acumulem água e até mesmo a proliferação de outros tipos de doenças. Os entulhos e demais resíduos devem seguir o mesmo cuidado a fim de não facilitar criadouros do mosquito. 

3. De olho na piscina

Contratar uma empresa especializada para cuidar da piscina é uma saída. No outono, a sua utilização diminui e, se não tiver uma boa manutenção, vira um grande ponto para focos. O processo de limpeza deve ser rigoroso.

4. Conscientização dos moradores é primordial

Dengue é um tema que anualmente está nos telejornais e meios de comunicação, né? E você já percebeu que, somente com conscientização, é possível evitar o surgimento de criadouros do mosquito. 

No condomínio não é diferente. É preciso orientação a todo tempo aos condôminos. Também valem informativos, lembretes e materiais sobre a dengue. 

Converse com os moradores sobre os focos de dengue que possam estar em seus apartamentos ou casas, como:

  • Vasos de plantas com pratos, sanitários e ralos de unidades sem morador
  • Filtro de água
  • Recipientes de ar condicionado
  • Bandeja de geladeira

Lembre-se de destacar que, caso seja observado algum foco de dengue e outros tipos de conduta do morador, que sejam tomadas as providências para que os outros moradores não sejam prejudicados. Você, como síndico, pode aplicar multas previstas na Convenção Condominial.

 

A Dengue é uma doença séria e pode trazer muitos problemas para os moradores dos condomínios. Por isso, é importante seguir as dicas e cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A inspeção das áreas comuns, a limpeza da piscina, a conscientização dos moradores e a aplicação de multas são medidas essenciais para garantir a segurança de todos. Com essas ações, é possível prevenir a Dengue e manter o condomínio livre dessa doença.

Ainda tem alguma dúvida ou deseja contratar os nossos serviços para o seu condomínio? Fale com a gente!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.