Como reduzir custos em um condomínio?

Se você é leitor assíduo do nosso blog, você já sabe que os custos em um condomínio são na maior parte, salários dos funcionários e seus encargos sociais, insumos necessários à conservação, energia, água, manutenções, reformas e os custos com a administradora do condomínio.

Sabendo disso, vamos ponto a ponto:

Salários e encargos

Normalmente não há muito o que se possa mexer nas obrigações trabalhistas, já que em geral são determinações legais e não é permitido a redução de salários ou benefícios. Portanto, economias realmente significativas quase sempre só são possíveis mediante redução do quadro de empregados.

Por isso, é preciso verificar primeiro se não há excesso de ociosidade entre os funcionários. É comum a existência de um contingente superestimado de pessoas, para que o gestor tenha mais facilidade para lidar com faltas, férias e serviços extraordinários. E se for preciso demitir, fique de olho no aviso prévio. Síndicos costumam optar por indenizar o aviso prévio do empregado, mas o custo é alto.

Por outro lado, nem sempre o melhor caminho é a demissão. Uma forma boa de economizar nesta área é exatamente verificar se os funcionários atuais estão fazendo muitas horas extras ou muitas atividades fora das suas atribuições principais. Nesse caso, realizar uma nova contratação pode sair mais barato do que deixar seus colaboradores esgotados, acumulando funções e ainda gerar passivos trabalhistas.

Caso não tenha uma contabilidade ou uma administradora responsável pela folha de pagamento, é recomendável também um olhar mais criterioso nos cálculos de salários, benefícios e contribuições. Especialmente no que diz respeito aos prazos. Observe as datas corretas de vencimento e se está sendo feito o devido recolhimento de todos os encargos, para não pagar multas exorbitantes ou sofrer processos desnecessários. No caso dos vales transporte, verifique se os valores são pagos corretamente e se não há acúmulo excessivo de saldo nos cartões.

Ahhh, você também pode contratar a CWR para gerir a mão de obra do seu condomínio. Se colocar tudo na ponta do lápis pode sair mais barato, mas aí já é assunto pra outro texto!

Energia, água e outros recursos

Uma postura sustentável, além de fazer bem para o mundo também economiza dinheiro. Troque lâmpadas pelas de LED com baixo consumo e pense em implantar soluções de reaproveitamento da água da chuva para uso em áreas comuns. Pequenas atitudes como essas já surtem um efeito enorme.

Procure empresas conveniadas à Cemig para estudo de redução das contas de energia. Atualmente há várias companhias que oferecem esse serviço sem custo de implementação, cobrando apenas o percentual da redução.

Para prédios que ainda não tenham, a instalação de medidores individuais de água também pode fazer diferença.

Manutenções

Planeje suas manutenções preventivas com antecedência e escolha criteriosamente seus fornecedores e prestadores de serviço. Manutenção em dia e feita por profissionais qualificados é a forma mais fácil de não se desperdiçar dinheiro.

Tem mais alguma dica de como reduzir custos em um condomínio?
Manda pra gente pelo WhatsApp ou por esse formulário aqui embaixo.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.