REDUÇÃO DE CUSTOS NO SEU CONDOMÍNIO

Economia

Acreditem, sempre é possível reduzir as despesas mensais do condomínio, e por consequência o valor da cota condominial.

Para tanto, mostra-se fundamental que os condôminos conheçam detalhadamente estes custos, participem ativamente e entendam como o dinheiro está sendo gasto pela administração, de modo que seja possível pensar em alternativas e cobrar os responsáveis em caso de gastos indevidos.

Os moradores, com experiências pessoais ou mesmo com a sua atuação profissional, podem contribuir muito com a gestão, apresentando ideias e sugestões para esta redução.

Por exemplo, o Síndico e o Conselho Fiscal sabem o percentual que está sendo gasto com salários e encargos dos funcionários, com a conta de água, de luz e telefone? E quais os contratos de manutenção estão em vigor? A atualização dos valores contratuais está correta? Realmente é necessário ter todos estes contratos vigentes? Qual o custo mensal com despesas emergenciais ou necessárias? É possível prever e dividir estes custos durante o ano inteiro, inclusive no que se refere a 13º e férias de funcionários?

Seria o caso de retirar a portaria física e iniciar um atendimento de portaria virtual? E os funcionários do condomínio, podem ser terceirizados através de uma Conservadora?

Feitas estas considerações e levantados estes questionamentos, fica demonstrada a importância de que a parte financeira do Condomínio esteja bem organizada para que não ocorra um impacto direto na vida dos condôminos.

Além disso, é fundamental uma assessoria técnica e jurídica preventiva, de modo a orientar os próximos passos do condomínio na busca pela excelência.

Conte comigo para assessorar todos os passos do seu condomínio.

Leandro Zampier
Advogado e Especialista em Direito Imobiliário e Condominial
Saiba mais em https://www.instagram.com/leandrozampier/
31 99236-4777

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.