Morar em condomínio pode ser um desafio. Pessoas diferentes de configurações familiares distintas, quando dividem o mesmo espaço, precisam ter o respeito como base para a boa convivência.
Existem vizinhos provocadores, barulhentos, festeiros, fofoqueiros e reclamões que podem dificultar a rotina das unidades. Ao mesmo tempo, existem aqueles que são prestativos, educados e gente boa, que dão até um ar mais leve à morada.
Para que você contribua com o bem-estar das pessoas que moram por perto, separamos algumas dicas para manter a harmonia. Continue a leitura para conferir!
Regras de convivência
Algumas regras se aplicam para a convivência direta, uso de áreas comuns e até mesmo para o uso individual de cada unidade. Isso tudo para garantir o bem-estar coletivo.
As normas de convivência em um condomínio precisam ser observadas e seguidas com muita atenção. São elas:
Barulho
Respeite os horário de silêncio e só realize atividades barulhentas quando permitido. Geralmente, das 22 horas às 8h é preciso pausar qualquer atividade que cause incômodos sonoros. Isso vale para o uso das áreas comuns e o uso das unidades privadas.
Animais de estimação
Quem tem pets deve usar o elevador de serviço e se atentar para que o bichinho não suje as áreas comuns. Além disso, é preciso garantir um ambiente confortável para que animais se sintam bem em casa.
Crianças
Desde cedo é preciso ensinar a respeitar o espaço do outro. Além disso, é preciso ficar atento para que os pequenos não circulem pelo condomínio desacompanhados.
Lixo
Ao retirar o lixo e levar para o descarte, assegure-se de que está bem embalado.
Reforma
Independentemente do tamanho da obra é preciso que haja uma autorização do síndico e não pode haver mudanças que comprometam a estrutura do edifício.
Segurança
Cada morador deve fazer sua parte para manter a segurança no condomínio. A entrada de pessoas de fora deve sempre ser registrada na portaria ou informada ao síndico, de acordo com o regimento interno do condomínio.
Garagem
Só estacione seu veículo dentro da sua vaga, e sempre respeite os limites das faixas. Além disso, dirija devagar dentro da garagem e dê preferência a quem está chegando.
Outras boas práticas que garantem a boa convivência são: ser cordial, cumprimentar as pessoas, esperar as pessoas saírem do elevador antes de entrar. O respeito é sempre a base de tudo.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como viver em harmonia com os vizinhos!