Ano novo, nova organização da gestão

A palavra de ordem para este ano é organização. Uma gestão de sucesso passa pelo bom planejamento e isso é essencial para manter o funcionamento do condomínio.

O síndico administra diversas tarefas e acumula muitas responsabilidades, por isso, deve estar atento aos prazos de manutenção, contratos e prestação de contas. No meio de tanta coisa, saber por onde começar pode ser um desafio. 

Para te ajudar, separamos uma lista de coisas que você deve realizar no início do ano para que a sua gestão flua melhor. Continue a leitura para saber quais são!

Assembleia e reunião do Conselho

Viver em condomínio é viver em comunidade. Isso quer dizer que cada decisão administrativa afeta a vida de todos os moradores. Por isso, é preciso agendar com antecedência as assembleias e reuniões do Conselho para que as pessoas consigam se programar para participar. 

Limpeza, conservação e manutenção

Liste todas as áreas que precisam ser limpas e conservadas e a periodicidade com que isso deve ser feito. Além disso, já preveja as manutenções externas que deverão ser relizadas em elevadores e caixas d’água.

Segurança de moradores e funcionários

O ambiente deve ser seguro. Para isso, é preciso se certificar de que as câmeras funcionam corretamente, que os acessos estão liberados e que as sinalizações estão corretas. 

Infraestrutura geral

Se tiver obras em andamento acompanhe de perto. Além disso, sempre verifique as áreas comuns para identificar reparos necessários. Outra boa ação é realizar manutenções simples mensalmente e uma inspeção predial completa a cada seis meses. 

Administração do condomínio

Acompanhe sempre o saldo bancário e o pagamento das contas. Sempre reveja os contratos de prestadores de serviços e cheque a folha de pagamento dos funcionários. Tenha um bom planejamento orçamentário.

Finanças do condomínio

Para executar o seu planejamento orçamentário é preciso controlar bem as finanças do condomínio. Faça negociações com inadimplentes e gere relatórios mensais de despesas e receita. 

Assuntos fiscais

É preciso atuar de acordo com a legislação em vigor e estar sempre atento às responsabilidades fiscais do condomínio. Todo ano tenha em dia os documentos necessários para a declaração de imposto de renda e demais responsabilidades.

Checklist

É muita coisa, não é mesmo? Com base em tudo o que apresentamos, para te dar um ajuda extra, montamos um checklist que pode te auxiliar:

  • faça um balanço do ano de 2021;
  • faça uma previsão orçamentária para o ano de 2022;
  • organize todas as despesas do condomínio;
  • agende uma Assembleia para apresentar aos condôminos a prestação de contas;
  • cheque todos os contratos do condomínio;
  • verifique a validade dos certificados;
  • agende as manutenções periódicas necessárias;
  • redobre a atenção com a segurança do condomínio;
  • reforce aos condôminos as regras de uso do espaço comum;
  • faça uma campanha para reduzir o número de inadimplentes;
  • organize todos os documentos;
  • atualize os dados dos moradores. 

Seguindo esta lista você estará preparado para que 2022 seja um ano em que a sua administração será um destaque de sucesso!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.