Saiba como fazer auditoria em um condomínio

Foto: adobe free photos.

Contas de água e luz, gastos com funcionários, custos de manutenções preventivas, segurança. Nós sabemos que para manter um condomínio em dia é necessário bastante dinheiro e quem paga a conta são os condôminos. Outras dúvidas recorrentes são para onde o dinheiro arrecadado vai, se a verba está sendo investida de forma adequada ou se todos os débitos estão em dia. 

Uma forma de esclarecer a tantas perguntas quanto aos investimentos e pagamentos são as auditorias. No fundo, essas ferramentas são prestações de contas e esclarecimentos de transações financeiras. Graças aos detalhes apresentados, todos os envolvidos acabam colocando tudo em dia.

A auditoria pode ser solicitada por qualquer morador do condomínio, mas o síndico é quem realmente deve requerer esse objetivo. E por falar em objetivo, as auditorias apresentam, em síntese, três partes: acompanhar as contas, avaliar a gestão e evitar fraudes.

Acompanhar as contas: é uma forma de auxílio no acompanhamento das contas. É necessária uma revisão de cada despesa e arrecadação. Dessa forma, os usuários contam com o amparo de um analista que oferecerá recomendações sobre como fazer o dinheiro do condomínio render mais e evitar dores de cabeça.

Avaliar gestão: essa medida pode ser uma exigência cobrada pelo conselho fiscal e até mesmo pelos próprios condôminos. Sendo assim um meio de evitar a má administração do condomínio, seja por parte do síndico ou pela empresa administradora.

Evitar fraudes: esse é um procedimento emergencial. A urgência desse tipo de análise requer uma maior dedicação do auditor em um menor período de tempo. Para isso, o valor desse tipo de auditoria é calculado a partir do orçamento de horas mais o número de unidades do condomínio.

Sobretudo, ainda existem as auditorias preventivas. Este é o modelo perfeito para os síndicos que querem um auxílio na contabilidade. Ela tem o papel de identificar possíveis erros contábeis na administração, buscando evitar problemas futuros. É a opção certa para os condomínios que querem revisar as contas, reduzir gastos e aperfeiçoar os processos administrativos.

Por fim a empresa auditora entrega um relatório da auditoria do condomínio. Esse documento também é comumente chamado de Parecer de Auditoria em Condomínio. Através de tais relatórios, o profissional compila todas as informações adquiridas ao longo da avaliação.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.