Saiba como aumentar a participação na assembleia de condomínio

Aumentar a participação na assembleia de condomínio é essencial para a harmonia. Ao mesmo tempo, é um desafio. Para que mais pessoas se interessem em participar e construir um discurso coletivo é preciso que haja um incentivo.

Mas, o que o síndico pode fazer para engajar os condôminos? Existem várias ações que fazem com que os proprietários se interessem pelas questões do condomínio.

Para te ajudar, separamos algumas estratégias que você pode aplicar no seu prédio. Quer saber quais são? Continue a leitura!

Aumentando a participação na assembleia de condomínio

Para estimular os condôminos a se envolverem nas questões do condomínio é preciso estimular a sua presença na assembleia. Para isso, você pode adotar algumas táticas:

  • Escolha dia e horário estratégicos – a assembleia deve ser marcada para em datas e horários viáveis. Ou seja, fora do horário comercial e longe de feriados ou datas comemorativas. É importante debater com os próprios condôminos para definir quando será o encontro.
  • Tenha uma pauta – ao estruturar tudo o que será debatido na assembleia a reunião se torna mais objetiva e produtiva. Isso também ajuda na solução dos problemas e estimula a participação das pessoas.
  • Pontue questões importantes e questões rotineiras – equilíbrio é tudo, por isso, mescle assuntos densos com assuntos mais leves. O importante é que tudo seja de interesse coletivo.
  • Estabeleça uma boa comunicação – garanta que os condôminos saibam do que acontece no prédio e mantenha um canal aberto de diálogo com eles. O envolvimento é determinante para a participação. Assim, todos os moradores devem ser ouvidos e valorizados.
  • Avise sobre a assembleia com antecedência – as pessoas precisam de tempo para se preparar e organizar sua rotina. Por isso, convoque reuniões com antecedência.
  • Convoque a assembleia de maneira correta – as leis condominiais estabelecem a maneira correta de convocar uma assembleia. Em geral, é preciso fixar as publicações nas áreas comuns e de grande circulação. 

É consenso que a assembleia de condomínio é um espaço muito importante para definir os fluxos do prédio. Assim, quanto mais pessoas se envolverem, mais deliberações serão feitas. 

Uma participação efetiva e informada garante maior integração entre a administração e os moradores. Isso é essencial para a boa convivência e o bom funcionamento do local.

Gostou das dicas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem!