O PAPEL DO ZELADOR

1499975895_Zeladoria

O zelador, como o próprio nome diz, é o profissional responsável pela zeladoria, conservação e limpeza. O que muitos não sabem é que ele também pode ser responsável pela segurança das pessoas, patrimônio de edifícios residenciais, comerciais, igrejas e outros. Além disso, o profissional pode atuar em contato direto com a administração, auxiliando nos recebimentos e pagamentos, ajudando a manter as determinações cabíveis aos colaboradores. Pode atender e controlar a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento, receber objetos, mercadorias, materiais, equipamentos, conduzir o elevador e realizar pequenos reparos.

Resumidamente, podem fazer parte da função do zelador atividades como troca de lâmpadas e relés, ligar bombas d’água, pequenos reparos elétricos/hidráulicos, limpeza, jardinagem, momentos na portaria, serviços de banco, compras no bairro e afins.  O trabalho do zelador permite executar e supervisionar as atividades dos porteiros, faxineiros, jardineiros e outros cargos normalmente presentes em um condomínio, por exemplo.

Diante da diversidade de possibilidades é necessário pensar estrategicamente as responsabilidades desse profissional, visualizando como será a articulação de todas as suas atribuições no cotidiano. Recomenda-se definir pilares para nortear o foco do cargo. Por exemplo, um zelador mais voltado para manutenção tende a não ser tão bom na limpeza. Essas e outras atribuições podem ser contraditórias quando exigidas de uma só pessoa. Por isso, é necessário pensar bem a atividade preponderante e selecionar alguém adequado à necessidade. O alinhamento se dá pelo perfil do profissional, assim como pelas informações que lhe são passadas para aceitar e executar a atividade de trabalho.

A tabela de atividades do zelador pode ser consultada no site da Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho, e regulamenta todas as atividades que podem ser incluídas no cronograma do funcionário, como na tabela que pode ser acessada clicando aqui.

Para mais informações você também pode ler o artigo “Você conhece as atribuições do seu empregado?“.

Agora que você conhece melhor as atribuições e a importância do trabalho do zelador, conte com a CWR – Gestão de Mão de Obra para descobrir qual profissional melhor se adequa à rotina do seu condomínio. Como nós podemos te ajudar hoje?

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.