O barato pode sair (bem) caro – Parte 1: Limpeza caixas d’água e de gordura

As limpezas periódicas da caixa d’agua e da caixa de gordura são extremamente importantes e quando precisam ser feitas em condomínios, requerem mão de obra especializada, o que aumenta a importância de se trabalhar com profissionais qualificados para a realização do serviço.

A limpeza das caixas e colunas de gordura garante que o prédio fique livre dos dejetos que se acumulam, evitando transbordamentos de água, de gordura e de sujeiras através da tampa e do ralo, além de prevenir o entupimento nas tubulações, mau cheiro e aparecimento de insetos. Vale ressaltar que quando há uma obstrução no encanamento, o odor e a ocorrência de vazamentos podem forçar a contratação de um serviço de emergência, com custo bem superior ao de uma manutenção preventiva. Outra vantagem da limpeza apropriada é o aspecto ambiental, pois todos os resíduos retirados são encaminhados a locais adequados estabelecidos pelos órgãos responsáveis.

A caixa d’água deve ser lavada periodicamente, para evitar acúmulo de detritos causadores de doenças e o trabalho de manutenção, desinfecção, higienização e limpeza deve ser realizado por empresa que possua alvará da Vigilância Sanitária.

Em vez de realizar o trabalho com quem não tem conhecimento sobre as corretas técnicas de limpeza e considerando os problemas que serviços não especializados podem acarretar, invista na contratação de uma empresa que possua ferramentas, profissionais treinados e possa oferecer e ser cobrada pela garantia do serviço prestado. Do contrário, além de não ter certeza de que a limpeza foi feita completamente, o síndico e os condôminos ainda poderão ter problemas com vazamentos, contaminação, entupimentos, infiltrações, ferragens expostas ou ter o fornecimento de água interrompido por um período superior ao necessário. Evite dores de cabeça e gastos não planejados com reparos. Invista em profissionalismo e segurança.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.