IBGE 2022: entenda qual é o papel do síndico

 

Provavelmente, algum recenseador do Instituto Brasil de Geografia e Estatística bateu em sua porta nos últimos dias. Desde o início de agosto, eles estão rodando o Brasil de ponta a ponta para mapear o que mudou no nosso povo nos últimos 12 anos. Os condomínios detém em um só um lugar um grande número de pessoas para responder ao censo. 

Neste conteúdo, a gente vai contar um pouco mais qual deve ser o papel do síndico nesse trabalho fundamental para o nosso país. As pesquisas irão até o final de outubro.

Siga a leitura conosco!

 

Entrada dos recenseadores: como deve ser

Para os condomínios brasileiros a coleta é diferente do que dos locais fora deles. Muitos são fechados e o acesso somente ocorre sob autorização de porteiros e síndicos. Neste sentido, o IBGE desenvolve, desde o ano passado, uma campanha de conscientização e troca de informações com síndicos de todo o Brasil.

As maiores dificuldades encontradas pelos profissionais do Instituto em condomínios estão relacionadas ao desconhecimento do trabalho realizado pelo IBGE e a insegurança de colaboradores do condomínio e síndicos em liberar a entrada de um estranho. 

 

IMPORTANTE: os recenseadores não precisam ter acesso ao interior do condomínio para realizar a entrevista, já que ela pode acontecer por meio do interfone ou do lado de fora da portaria

 

O papel do síndico

Não é necessário que o síndico autorize pessoalmente a entrada de recenseadores, muito menos que faça uma fiscalização dessa atuação. O papel dele, nesse sentido, é orientar os colaboradores do condomínio, como porteiros e zeladores, para que liberem o acesso dos profissionais do IBGE, sempre atentos à identificação deles.

 

Atenção à identificação

Boné, colete, crachá e bolsa contendo a logo do IBGE: É desta maneira que um profissional do Instituto deve estar ao chegar no condomínio para fazer as pesquisas. No crachá, é possível encontrar o nome e a matrícula do recenseador. Em caso de dúvidas, essas informações podem ser confirmadas pela internet ou pelo número 0800 721 8181.

Em locais com até 250 unidades há necessidade de apenas um recenseador para realizar a coleta. IMPORTANTE: o IBGE não entrará em contato com os condomínios ou síndicos previamente ao período de coleta de dados.

 

Pesquisa via internet

Sabia que, desde 2021, durante o teste do censo aplicado pelo IBGE em Poços de Caldas-MG, a opção de preenchimento do questionário via internet ficou disponível para os moradores? 

Ao visitar uma residência e os moradores não puderem responder, o recenseador apresenta a opção e um código é enviado por e-mail. Todas as questões que seriam abordadas presencialmente podem ser respondidas digitalmente.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.