Gestão condominial: aprenda 5 dicas para aprimorar a rotina no seu prédio

 

Volta e meia a gente tá falando sobre esse assunto, mas um fato é real: gerir um condomínio não é uma tarefa fácil. O síndico ou profissional escolhido para fazê-la, precisa estar atento há várias atividades ao mesmo tempo. Para o bem-estar de todos e o bom funcionamento do condomínio é preciso muita organização, planejamento e transparência. 

Fique tranquilo! Nós da CWR vamos te ajudar no que for preciso, além de destacar algumas dicas que podem auxiliar e muito no seu dia a dia. Siga com a gente nesta leitura!

 

1 – invista na comunicação com moradores e equipe

Clareza e credibilidade são pontos a serem considerados nos repasse de informações. Independentemente do formato de gestão do local, é essencial que todas as partes (moradores, síndicos e funcionários) se comuniquem. Por exemplo: uma informação repassada com ruído pode impactar na vida de todos, além de não atender às expectativas.

O não investimento num plano de comunicação pode colocar toda a gestão em risco. Com ele bem definido, o síndico, a exemplo, poderá atuar de maneira proativa na resolução dos eventuais problemas. Vale apostar em grupos de WhatsApp, e-mails MKT, jornal interno na portaria ou quadro de recados. 

 

2 – fortaleça a gestão financeira

A organização do fluxo de caixa e contas pagas é primordial. Além disso, promover auditorias contribui no processo de transparência do condomínio, dando veracidade às contas. O responsável pelas contas do condomínio precisa executar um bom plano de ação para fazer o controle adequado da situação financeira.

Na prática, é preciso categorizar e organizar o arquivo de contas já pagas, sem deixar de fora a inadimplência do condomínio e suas unidades. Assim, é possível prever uma crise financeira e se adaptar para minimizar os impactos e manter os condôminos por dentro. 

 

3 – crie listas de manutenção e padronize processos

O ditado é velho e sempre válido: ‘’É melhor prevenir do que remediar’’. Sabia que ao criar uma lista para as tarefas de manutenção e auditoria, você facilita a mensuração e garante mais assertividade?

Dessa forma, ao terceirizar o serviço de conservação em seu condomínio o cuidado é reforçado, já que uma equipe dedicada irá se atentar aos detalhes e o que precisa ser reparado com mais frequência. Contar com a CWR é uma boa pedida, afinal, somos referência no mercado de conservadoras de BH e região. 

 

4 – conte com uma assessoria jurídica

Com um especialista ao lado, fica mais fácil resolver pendências e dúvidas legais. Em algumas linhas acima, até falamos sobre a auditoria e para validá-la e ter  apoio nas questões jurídicas é fundamental na administração condominial. 

Um bom suporte jurídico, ou seja, contar com um advogado ou assessoria, auxilia na avaliação e revisão de contratos com terceiros, garantir o cumprimento de normas e leis, dar amparo contra passivos trabalhistas e mediar conflitos.

 

5 – use a tecnologia a favor da gestão

É fato que os avanços tecnológicos chegaram para ficar em nossa vida e transformar as relações e a forma de gerir o negócio. No condomínio, isso não é diferente e investir em tecnologia na gestão é benéfico pois reduz custos e otimiza as tarefas rotineiras.

Outros destaques importantes estão na diminuição da possibilidade de erros humanos e melhora a comunicação entre síndico e condôminos.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.