Existe planejamento estratégico para o condomínio?

 

Você já parou para pensar que administrar um condomínio é como gerenciar uma empresa? Pensando nisso, aplicar algumas técnicas de administração à sua gestão pode ser decisivo para alcançar o sucesso.

Seguindo esta visão, um planejamento estratégico, com metas e objetivos pré-estabelecidos, pode ser um aliado importante para o mandato.

Para saber como se organizar e aplicar os conceitos de administração no seu condomínio, continue a leitura!

Planejamento estratégico para o condomínio

Para que o síndico desenvolva um trabalho eficiente, é preciso ter objetivos que prezem pelo bem comum. Com o planejamento estratégico, é possível otimizar esforços e adotar ações que trarão benefícios a longo prazo.

Com controle das finanças e obras assertivas, sua administração será reconhecida pela excelência, já que não terão surpresas desagradáveis que não possam ser solucionadas com rapidez. Confira nossas dicas:

1. Analise a situação antes de começar

Saiba detalhadamente como está a situação atual do condomínio antes de tomar qualquer decisão. Veja quais são os principais custos e problemas e o que precisa ser feito. O entendimento macro te permitirá traçar objetivos.

2. Defina os objetivos de cada área

Faça uma lista de todas as tarefas que precisam ser realizadas e estabeleça objetivos entre as áreas de manutenção, conservação, pessoal, contratos e outros. Assim, fica mais fácil gerir as demandas.

3. Crie um cronograma

Saiba o que acontece com frequência, como o cuidado com o jardim e limpeza da piscina, e o que deve ser realizado em períodos mais espaçados, como a manutenção dos elevadores e dedetização. Todas essas tarefas são importantes e devem estar no seu cronograma.

4. Pense no futuro

Comece realizando as ações mais urgentes, mas sempre com foco no futuro. Coloque na ponta do lápis as despesas obrigatórias e crie uma lista de prioridades. Com esse planejamento, é possível orçar melhor e fazer uma escolha econômica e de qualidade.

5. Reveja os processos

Veja tudo o que vem sendo feito no condomínio e avalie criticamente se os processos adotados são os melhores.

6. Coloque a mão na massa

Só planejar não adianta, é preciso tirar as ideias do papel. Para ajudar, envolva funcionários e condôminos no comprometimento com a melhoria do condomínio.

Um planejamento estratégico funcional é bem trabalhoso, mas altamente compensatório. Ao conseguir colocar as contas em ordem, garantir as manutenções necessárias e manter a harmonia entre moradores, você verá que valeu a pena.

Com tanto trabalho assim, pode ser até difícil conciliar a vida pessoal com a vida de síndico, mas não se esqueça de manter também o equilíbrio no seu lar, combinado?

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.