Ergonomia laboral

De acordo com a vertente de origem anglo-saxônica, ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda as interações entre o homem, as máquinas e demais recursos que ele utiliza para executar suas tarefas em seu ambiente de trabalho, de forma a se sentir confortável e utilizar dos métodos de prevenção para evitar acidentes e lesões durante sua jornada laboral.

A má postura costuma ser a principal responsável por lesões causadas em função do trabalho e, em segundo lugar, por esforços repetitivos. As condições do ambiente onde o trabalhador está alocado, tais como iluminação, temperatura, nível de ruídos, etc., também contribuem para a ocorrência de outras lesões.

Os especialistas alegam que alguns procedimentos, quando aplicados de maneira correta, diminuem o desgaste dos trabalhadores e evita possíveis prejuízos financeiros caso haja um afastamento por lesão ou acidentes no trabalho. A ergonomia pode ser aplicada através de ginástica laboral, intervalos regulares e rotatividade de tarefas, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com a função e carga horária do funcionário.

Os benefícios da ergonomia são tanto para empregadores como para colaboradores:

Redução do número de afastamentos e ausências: a ergonomia reduz o número de afastamentos e acidentes de trabalho, uma vez que é responsável pela saúde e bem-estar dos funcionários.

Melhoria na qualidade de vida: investir em ergonomia é investir na qualidade de vida das pessoas, tendo em vista que, através de exercícios e métodos, há a diminuição no número de acidentes de trabalho e de ausências por afastamentos.

Valorização profissional: os benefícios acarretados pela ergonomia proporcionam o sentimento de valorização profissional por parte dos colaboradores. Quando as pessoas recebem suporte para exercerem suas funções, existe o sentimento de reconhecimento que influencia em sua permanência na empresa.

Produtividade: Com a redução no número de ausências, o trabalho pode ser feito dentro do prazo estipulado. E cliente satisfeito resulta em mais pedidos e oportunidades de trabalho para a empresa.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.