Decoração de Natal em condomínios: como organizar e dicas de segurança

decoração de Natal em condomínios

Fim de ano é uma delícia, né? O clima natalino toma conta das ruas e as decorações de Natal ditam o ritmo da época festiva. E os condomínios nunca ficam de fora desse espírito. Difícil ver um prédio – seja residencial ou comercial – que não coloque nem uma luzinha para dar um brilho especial ao mês de dezembro.

Mas você, síndico(a) ou condômino(a), quem vai decorar o prédio: sabe como organizar a decoração de Natal no condomínio? A CWR – Gestão de Mão de Obra vai te dar algumas dicas de ouro!

Planejamento: Antes de qualquer coisa, deve haver um planejamento sobre o quanto pode ser gasto com a decoração natalina. Se esse tipo de ornamentação já está previsto no orçamento anual, ou não envolva custos elevados, é provável que não seja necessário nenhum tipo de rateio extra. Caso contrário, vale votar em assembleia tanto se vai haver ornamentação e, caso haja aprovação, quanto dinheiro será empregado na tarefa. A votação necessária é a maioria simples dos presentes (50% mais um).

Compras: Comprar esse tipo de artigo nos centros populares colabora para manter os custos ainda mais baixos. Dê preferência para as lâmpadas de LED, apesar de mais caras, são bem mais econômicas e, por durarem mais, poderão ser usadas em vários Natais. Vale ressaltar que a qualidade do produto é imprescindível para evitar riscos de choques e até incêndios. Verifique a voltagem e se o plugue da conexão tem o selo do Inmetro.

Cuidados com a rede elétrica

  • Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade.
  • Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante. Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.
  • Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.
  • Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede. Só ligue o equipamento na tomada após a conclusão da montagem, para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas.
  • Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.
  • Na ornamentação de exteriores (como fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes.
  • Não instale objetos decorativos nas proximidades da rede pública de energia e jamais use os postes para ornamentação.
  • Finalmente, não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação.

Anotou as dicas? Então agora é só colocar a mão na massa e decorar seu condomínio com segurança!

A CWR aproveita e deseja a todos seus clientes e parceiros um feliz Natal e um novo de grandes realizações.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.