Coleta seletiva no condomínio: como implantar?

 

Apenas 4 passos separam o seu condomínio desse cuidado com o meio-ambiente.

Implantar a coleta seletiva no seu condomínio é uma tarefa mais simples do que parece. E a gente vai te mostrar o porquê, mas antes é importante reforçar que essa prática ajuda e muito o meio ambiente. Já parou para pensar no tamanho do seu prédio e quantas pessoas moram ou trabalham nele? 

Indo um pouco além, é fácil observar que a quantidade de lixo produzido também é gigantesca, né? Os condomínios, quando têm a coleta seletiva em sua dinâmica, são grandes agentes de mudança e contribuição para um meio ambiente protegido.

A seguir, explicamos 4 passos essenciais para essa instalação. Continue com a gente nesta leitura e contribua com o bem-estar um mundo mais sustentável. 

 

1 Desenvolva um plano de ação junto dos condôminos

O primeiro passo para começar o planejamento da coleta seletiva em seu condomínio, é responder algumas perguntas, cujas respostas vão ser essenciais para guiar na formulação do plano de ações. Tipo: 

  1. Quantas pessoas moram em seu condomínio?
  2. Quais serão os materiais coletados? Além da tradicional separação entre lixo orgânico e reciclável, a coleta seletiva também cuida de outras espécies de resíduos, materiais radioativos, baterias e lixo eletrônico.
  3. Quem serão os responsáveis pelo projeto? É importante entender que esse projeto requer contínuo acompanhamento. Definir um grupo de pessoas que poderão ser responsáveis pelo monitoramento das lixeiras e o contato com os responsáveis pelo recolhimento dos materiais é necessário.

 

2 Invista na conscientização dos moradores

Depois de definir o plano de ação, é hora de aprovar com os moradores um local mais sustentável! 

Esse trabalho dependerá totalmente da participação e cooperação de quem vive no condomínio, já que eles serão os responsáveis por separar os materiais adequadamente, sempre prestando atenção ao tipo de resíduo que está sendo descartado.

É preciso envolver todos nesta missão: organizar assembleias ou tratar sobre o assunto durante a reunião de condomínio é uma boa maneira para que todos estejam engajados desde o começo, possibilitando acompanhar mudanças e tomar decisões.

 

3 Escolha os espaços para armazenamento da coleta

Agora, é mão na massa, ou melhor, na coleta seletiva!  Depois de pensar em ações é importante pensar no local onde os materiais serão armazenados. Sabia que nem todos os espaços do condomínio podem ser utilizados para o depósito desses resíduos?

Neste caso, as lixeiras coloridas são uma boa opção de recipientes onde os materiais podem ficar alocados até o dia da coleta. Mas atenção! Fique atento a práticas que devem ser aplicadas para não trazer prejuízos para o condomínio:

  • Cuidado com a dengue! Escolha um espaço que não fique exposto à chuva: o acúmulo de água dentro das lixeiras podem virar foco do mosquito e se reproduzem na água parada.
  • Deixe o local sempre limpo: evitar acúmulo de sujeira próximo ao local é importante, pois assim é possível evitar a presença de animais como ratos e baratas.

 

4 Busque por uma empresa especializada para realizar a coleta

Deu para perceber que é bem tranquilo trazer esse serviço para o seu condomínio, né? Na etapa final dentro (no prédio), o descarte desses resíduos é a parte mais importante desse processo.

Depois de todo o cuidado em organizar e separar o material, é necessário contar com uma empresa que saiba a forma correta de lidar com cada resíduo, sempre prezando pelo menor impacto ao meio ambiente. Muitas vezes, esse trabalho é feito pela própria equipe de limpeza urbana e atende apenas determinadas regiões da cidade.

 

Você ainda tem dúvidas de como implantar a coleta seletiva em seu condomínio? Nós da CWR estamos à disposição para sanar dúvidas e indicar parceiros!

 

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.