7 dicas para evitar criadouros para a Dengue em seu condomínio

 

A regra é: Dengue 0 no condomínio! Em grande parte do Brasil, nos últimos dias, experimentamos grandes ondas de calor com pancadas de chuvas ao final da tarde e noite, que precedem a temporada de chuvas. Por isso, é crucial redobrar nossos esforços para prevenir a proliferação do mosquito no condomínio.

Como já é do conhecimento de todos nós, essa é uma doença transmitida pelo Aedes aegypti e representa uma preocupação constante em muitas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Para se ter uma ideia, até agosto de 2023, já foram registrados mais de 3 mil casos da doença. Entre os países da América, o nosso está no topo.

Além dos esforços governamentais, é crucial que comunidades locais, como condomínios residenciais, adotem medidas preventivas para reduzir o risco de infecção. Neste conteúdo vamos falar em detalhes estratégias eficazes para prevenir a dengue em condomínios, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos os moradores.

Investir na prevenção é o melhor caminho: cuidado com o lixo, caixas d’água destampadas, plantas que acumulam água, vistoria periódica e atenção às áreas comuns. Siga com a gente nesta leitura e veja os detalhes.

 

Primeiro passo: a atuação do síndico

Sua função é cuidar das áreas comuns e da conscientização dos moradores para com as áreas privativas. Também é sua responsabilidade analisar e observar os locais que podem se tornar criadouros antes mesmo do período de chuva.

Somente trabalhando de forma anual, fica mais fácil criar o hábito da prevenção junto aos moradores e isso perpetuar durante os períodos de maior incidência da doença.

 

  1. O causador: Aedes aegypti

Antes de discutir as medidas preventivas, é essencial compreender o inimigo. O Aedes aegypti é o vetor responsável pela transmissão da Dengue. Conhecer seus hábitos de reprodução e comportamento ajuda a identificar áreas de risco no condomínio.

 

  1. Manutenção Regular das Áreas Comuns

Uma das formas mais eficazes de prevenir a Dengue é manter as áreas comuns do condomínio limpas e bem cuidadas. Isso inclui a manutenção de jardins, piscinas e espaços de lazer. Separamos algumas atitudes fáceis e simples:

  • Elimine áreas de acúmulo de água: O Aedes aegypti deposita seus ovos em água parada. Certifique-se de que não haja recipientes, como pneus velhos, vasos e calhas, acumulando água.
  • Limpe regularmente as calhas: quando entupidas podem se tornar criadouros do mosquito. Faça a limpeza regularmente para evitar esse problema.
  • Faça manutenção frequente na piscina: caso o seu condomínio tenha piscinas, certifique-se de que estejam devidamente tratadas e que a água esteja em constante circulação.

 

  1. Todos junto contra a Dengue

Envolver todos os condôminos é a palavra-chave, já que a conscientização dos moradores é crucial. Promova campanhas de educação sobre a dengue, destacando a importância de cada indivíduo na prevenção da proliferação do mosquito. Planeje a realização de palestras, distribuição de materiais informativos e a criação de grupos de discussão. Baixe aqui um cartaz do Sindiconet que orienta sobre os cuidados no apartamento ou unidade.

 

  1. Tenha profissionais de limpeza dedicados

Além das ações preventivas realizadas pelos próprios moradores, é fundamental contar com serviços profissionais de controle de vetores. Contrate empresas especializadas para realizar inspeções periódicas e tratamentos adequados, garantindo a eficácia das medidas preventivas. Para este cuidado, quando se tem uma equipe dedicada à manutenção do condomínio, tudo fica mais fácil. E nos da CWR podemos te ajudar!

 

  1. Incentive o uso de repelentes, por exemplo

Fale nas assembléias, por exemplo, sobre o uso de repelentes pelos moradores, especialmente durante os períodos de maior atividade do mosquito. Além disso, instale telas de proteção em janelas e portas para impedir a entrada do Aedes aegypti nas residências. Confira o cartaz com orientações acima.

Tudo bem que nós prometemos apenas 5 dicas, mas aqui vai alguns pontos bônus para fortalecer a sua vigilância e atuação contra a Dengue:

 

  1. De olho no lixo, hein?

Estabeleça políticas claras para o descarte adequado de resíduos sólidos. Evite o acúmulo de lixo em locais impróprios e promova a coleta seletiva. Recipientes inadequadamente descartados podem se tornar criadouros do mosquito.

 

  1. Monitoramento permanente

A prevenção da dengue é uma tarefa contínua. Estabeleça um sistema de monitoramento constante para identificar e corrigir potenciais focos do mosquito. Isso inclui inspeções regulares e ação imediata em caso de identificação de larvas ou mosquitos adultos.

Estabelecer parcerias com órgãos de saúde pública local (Zoonoses) pode enriquecer as estratégias de prevenção. Essas entidades podem oferecer suporte técnico, realizar palestras educativas e fornecer materiais informativos. Além disso, em situações de surto, a colaboração com as autoridades de saúde é fundamental para uma resposta rápida e eficaz.

Ao adotar as medidas preventivas listadas acima, os condomínios podem criar um ambiente mais seguro para seus moradores, reduzindo significativamente o risco de transmissão da dengue. Para o síndico reforçar os cronogramas de limpeza e higienização das áreas comuns e até mesmo vistoriar o entorno do condomínio.

Um bom exemplo, se o condomínio fica próximo a terrenos baldios, e os focos de água parada são vistos a olho nu, ele deve acionar a prefeitura ou órgão competente para que sejam tomadas as devidas providências.

Fortalecendo a atuação, outro papel do síndico na prevenção da dengue é fazer uma escala de vistoria para o zelador do condomínio cumprir diariamente. Com as chuvas de verão, é normal o acúmulo de água em calhas, lajes, pneus, vasos de plantas e objetos desprotegidos nas áreas de circulação ou jardins. E, caso não haja uma limpeza adequada, eles se tornam criadouros de mosquitos.

 

Você sabia que os ovos do Aedes Aegypti podem hibernar por anos, até encontrar condições ideais para eclodir? Isso acontece no período de calor e umidade como o que estamos vivendo agora. Então, o mosquito transmissor vive até 35 dias e, ao longo de sua vida, normalmente não percorre mais de 600 metros. Assim, é importante fazer uma campanha anual e prezar pela limpeza dos locais.

Se seus colaboradores não sabem exatamente como eliminar os focos dos mosquitos, nos meses de mais incidência, contrate uma empresa especializada como a CWR que entende quando o assunto é conservação e preservação. Com os treinamentos e produtos certos, o mosquito vai passar longo do seu condomínio.

Para finalizar, a conscientização, a manutenção regular e a colaboração entre os moradores são elementos chave para o sucesso na prevenção. Juntos, podemos transformar nossos condomínios em fortalezas contra a dengue, protegendo a saúde e o bem-estar de todos.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.