Como o próprio nome diz, o zelador tem a função de zelar. Dessa forma, é ele o responsável por funções operacionais, gerenciais e até mesmo de liderança. Até porque é por conta de seu trabalho que um condomínio se organiza.
E por falar em organização, essa é uma necessidade que faz a engrenagem rodar. Um bom zelador deve ter um checklist de afazeres diários, semanais, mensais e outros que acontecem repentinamente. Isso possibilita a manutenção do condomínio, evita gastos desnecessários e até mesmo atitudes emergenciais.
Resumindo, o bom convívio é um resultado do bom empenho desse profissional. Mas, para formar um bom trabalhador dessa área não é tão simples como pode parecer. É preciso muita disciplina, coerência, compromisso e inteligência para tomar as atitudes corretas nas horas devidas. Por isso, separamos algumas funções do zelador e algumas dicas para melhor realizá-las. Veja só!
Olho vivo: é o Zelador quem acaba ficando melhor inteirado dos acontecimentos de um condomínio. Por isso, ele tem responsabilidade com a segurança.
Dica: reporte ao síndico todas atitudes suspeitas para que não aconteçam conflitos.
Sem autoridade: é bom lembrar que o zelador não é o “vice-síndico” e ele não pode tomar decisões em nome do condomínio.
Dica: apenas siga a primeira dica e deixe que o síndico resolva os problemas.
Ponte: caso o condomínio tenha contratado uma administradora, o zelador pode fazer o contato direto para informar à empresa sobre o cotidiano do espaço.
Dica: mantenha um relatório atualizado com os acontecimentos e reporte à administradora.
Faça a luz: um problema constante em condomínios é a questão da iluminação. Um zelador precisa verificar semanalmente as condições das lâmpadas e averiguá-las.
Dica: tente compreender o tipo de produto usado, sua vida útil e talvez alguns agravantes que possam danificar as lâmpadas.
Mais inspeções: assim como as lâmpadas, o zelador deve ficar a par de todas as rotinas de diferentes ambientes.
Dicas: anexe ao seu relatório, a situação de tais ambientes para que eles sejam mantidos em ordem.
Postura: em muitos casos, outros funcionários baseiam sua postura a partir da do zelador.
Dica: tenha uma boa postura para que seu comportamento não seja o motivo de queixas.
Outras agendas: a distribuição das tarefas de limpeza do condomínio precisa ser fiscalizada se houver outros funcionários responsáveis pela faxina.
Dica: coordene-os e deixe claras as tarefas de cada um, para r cobrar-lhes mais tarde.
Sem conversinhas: não participe de grupos que possam difamar os usuários do condomínio.
Dica: lembre-se que sua postura é copiada e sua ausência nesses tipos de grupos pode contribuir para que eles não existam.
Coloque-se no seu lugar: o zelador é um funcionário do condomínio e não dos funcionários, portanto não deve atender a demandas pessoais.
Dica: seja cordial e diga que “essa demanda” foge das competências, caso algum morador o explore.
Exija respeito: afinal, somos todos iguais perante as leis.
Dica: não retribua ofensas ou desrespeitos, mas sempre alerte o próximo que direitos e deveres como cidadão são os mesmos para qualquer indivíduo, independente de sua posição dentro de um condomínio.