Uma profissão que tem crescido em demanda e interesse nos últimos anos no Brasil é a de zelador, devido às necessidades das empresas e mudança no padrão dos condomínios, principalmente nos grandes centros urbanos.
Esse fenômeno tem imposto transformações no perfil da profissão, exigindo alguns novos requisitos a quem pretende exercer a função. São eles:
FORMAÇÃO ESCOLAR
É necessário Ensino Médio completo e há casos de grandes condomínios (por exemplo, comerciais e condomínios-clube) que exigem nível superior, com salários mais elevados.
CURSO DE ZELADORIA
É desejável que o interessado se capacite em curso para zelador. Uma dica é o curso gratuito oferecido pelo SENAC.
CURSOS DE ELÉTRICA, HIDRÁULICA ETC.
É desejável que o zelador realize cursos de especialização ou atualização nos itens de manutenção do condomínio. Muitas vezes o profissional com experiência já conhece os sistemas de um prédio. Mas, de outro lado, as incorporadoras estão investindo em novas tecnologias, o que justifica especialização constante.
DOMÍNIO DE EXCEL
Além das empresas, muitos condomínios contam com tecnologias e sistemas de gestão informatizados, exigindo do gerente predial ou zelador conhecimentos básicos de informática, especialmente de planilhas.
E aí, como está a formação dos seus empregados?
É um trabalhador e tem interesse em tornar-se zelador de condomínio? Saiba que a especialização é sempre um dos melhores cartões de visita para quem deseja uma (re)colocação no mercado de trabalho. Então mãos à obra e boa sorte!