Inadimplência de taxa de condomínio: consequências

Inadimplência de taxa de condomínio

Quando se atrasa o pagamento do condomínio, o morador, geralmente, tem o prazo de 30 dias para quitar a dívida. Esse prazo varia de acordo com as regras estipuladas na convenção do condomínio em questão, com alguns empreendimentos permitindo a quitação da dívida em 60 ou até 90 dias.

Além do valor da taxa, o condômino devedor deve pagar o valor da cota condominial do mês e multa de 2% sobre o valor do débito. Ele também ficará sujeito aos juros moratórios convencionados, geralmente de 1% ao mês. Ainda é necessário bancar a correção pela inflação do período atrasado.

O valor dos juros e o prazo podem variar de acordo com o estipulado na convenção. Para que o síndico ou o próprio condomínio alterem alguma dessas informações, é preciso fazer votação em reunião de assembleia geral e aprovar por 2/3 dos condôminos.

Consequências ao condômino inadimplente

Se o morador não pagar o que deve dentro do período previsto pela convenção, o condomínio tem o direito de entrar com uma ação de cobrança judicial. Nessas situações, o devedor que for condenado no Tribunal de Justiça deverá pagar as despesas condominiais conforme o estipulado pelo juiz em até três dias.

Se isso não ocorrer, a quantia será penhorada em sua conta bancária e repassada para o condomínio. Caso o morador não tiver o dinheiro em conta, seus bens – como por exemplo, o imóvel – vão à leilão.

A penhora e leilão da unidade devedora é o clímax da ação judicial. É o último ponto antes de o condomínio receber os seus atrasados. Porém, não é sempre que o bem penhorado é o imóvel. A jurisprudência registra mais comumente a penhora do imóvel, mas em dívidas menores, há casos de penhora de carros.

Vale lembrar que, caso o morador esteja devendo para terceiros, o condomínio tem preferência na hora de receber seus atrasados.

Tem outras dúvidas sobre penhora de bens de condôminos? Manda pra gente!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.