Qual a importância de se ter um departamento pessoal profissional?

O profissional de Departamento Pessoal  (DP) possui um papel muito importante na empresa, pois é ele quem cuida dos colaboradores desde a sua entrada – organizando os pagamentos de salários, transporte, férias, licença médica, 13º salário, horários e outras atribuições dos funcionários – até seu desligamento da organização.

As principais demandas de DP geralmente se agrupam em três categorias: admissão, manutenção e desligamento. A primeira é responsável pelo recrutamento e seleção de novos colaboradores e integração do novo funcionário à empresa, nos critérios administrativos e jurídicos. A manutenção é responsável pela confecção da folha de pagamento, bem como do controle da jornada de trabalho, salários, pagamentos de todos os impostos pertinentes aos funcionários, fluxo de frequência e todas as rotinas trabalhistas. Já a categoria de desligamento ou demissão tem por finalidade cuidar de todo o processo de quitação do trabalho do funcionário, elaborando sua rescisão de contrato e representando a empresa nos órgãos oficiais do trabalho.

O DP faz parte da área de Recursos Humanos (RH), também denominada de Gestão de Pessoas. O RH tem a importante função ajudar a desenvolvera força de trabalho na empresa. Isso envolve desde atividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da organização, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para colaboradores.

Como se observa, ter um DP profissional é de grande importância para empresa, pois é ele que administra, de forma qualificada, as relações entre empregador e colaborador.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.