O barato pode sair (bem) caro – parte 2: jardinagem e dedetização

O condomínio, além de suas necessidades rotineiras de manutenção, também precisa de cuidados com relação às áreas verdes e combate às pragas urbanas.

As árvores e plantas mais do que enfeitam as áreas comuns, elas fazem do condomínio um ambiente mais agradável para os moradores. E para manter os jardins sempre bem cuidados, facilitando a sua manutenção e minimizando os custos, a melhor escolha é a contratação de uma empresa ou profissional especialista em jardinagem, que atue com qualidade, respeitando a legislação vigente e dentro de prazos pré-estabelecidos.

O investimento na contratação de um especialista faz com que a manutenção seja realizada com técnicas, ferramentas e produtos adequados para poda, plantio e conservação.  Com isso, evita-se o manuseio inadequado que pode resultar em acidentes, redução do tempo de vida das plantas ou excesso de sujeira. Além disso, o conhecimento poupa o condomínio  de multas pelos descumprimento de normas públicas. Portanto, diferentes alternativas à mão de obra de jardinagem, além de inseguras, podem trazer danos às áreas comuns do condomínio, gastos inesperados e incômodos aos moradores.

Outro problema que pode ser evitado em condomínios é o risco à saúde dos moradores quando há contratação de mão de obra não qualificada para combate a pragas e insetos. O ideal é executar a dedetização periódica com empresa especializada, com registro na Vigilância Sanitária e responsável técnico. Além disso é imprescindível a utilização de produtos registrados no Ministério da Saúde, seguro para pessoas, animais domésticos e para o meio ambiente, alterando o mínimo possível a rotina dos moradores e visitantes.

Receitas caseiras, pastas mágicas ditas ‘’ecológicas’’ e outros métodos devem ser evitados, primeiramente devido à falta de registro desses produtos, não se sabendo os efeitos colaterais, duração no ambiente e manchas em pisos e paredes. Tais produtos não regulamentados também devem ser evitados, devido a diversos riscos à saúde humana e de animais domésticos que podem causar. Portanto, todos os cuidados devem ser tomados para evitar intoxicação por indigestão, inalação ou absorção pela pele.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.