Mercado no condomínio: como funciona e quais os benefícios

 

Há um bom tempo, é muito comum ver containers que abrigam mercados nos condomínios pelo Brasil, né? A presença deles nesses espaços pelo país se intensificou durante a pandemia da Covid em 2020. Não precisa ser nesse formato, mas se o seu ainda não tem, pode ser uma boa hora de começar a pensar em implantar essa melhoria por aí.

Segundo apurado pelo Síndiconet, junto a Associação Brasileira de Franchising, no primeiro trimestre de 2022, houve uma alta de 10% na abertura de unidades pelo país na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A gente já começa contando que ter um mercado no condomínio não é apenas uma conveniência adicional, mas também oferece uma série de benefícios que melhoram significativamente a qualidade de vida dos moradores.

Entre as benfeitorias de se ter um por perto estão a praticidade, facilidade para pessoas com mobilidade reduzida e estímulo ao comércio local e valorização das unidades. Siga conosco nesta leitura que vamos explorar esses benefícios em detalhes.

 

1. Conveniência

A conveniência é uma das maiores vantagens de ter um mercado no condomínio. Imagine poder comprar itens essenciais, como alimentos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, a poucos passos de sua porta.

Não é mais necessário fazer longas viagens até o supermercado, enfrentar tráfego ou perder tempo em filas intermináveis. Com um mercado no condomínio, as compras tornam-se simples e rápidas, permitindo que os condôminos economizem tempo precioso.

A presença de um mercado no condomínio reduz significativamente o tráfego nas proximidades. Menos moradores saem de carro para fazer compras, resultando em menos congestionamento e poluição ambiental. Isso não apenas beneficia os moradores, mas também contribui para um ambiente mais tranquilo e ecologicamente correto.

 

2. Interação Social

Um mercado no condomínio promove a interação entre os moradores. Enquanto você faz suas compras, pode encontrar seus vizinhos e amigos, promovendo um senso de comunidade. Conversas informais nos corredores do mercado podem levar a conexões mais profundas e fortalecer os laços entre os residentes.

 

3. Segurança

Os mercados em condomínios geralmente são seguros e bem iluminados. Isso proporciona um ambiente seguro para fazer compras, especialmente durante a noite. Os moradores podem se sentir à vontade ao visitar o mercado, sabendo que estão em um ambiente controlado e protegido.

 

4. Comércio local em alta

Muitos mercados de condomínios optam por apoiar pequenos comerciantes locais, oferecendo uma variedade de produtos produzidos localmente.

Isso não apenas contribui para o desenvolvimento da economia local, mas também permite que os moradores tenham acesso a produtos exclusivos e de alta qualidade que podem não estar disponíveis em grandes redes de supermercados.

 

5. Itens específicos à disposição

Em muitos mercados de condomínio, os administradores podem adaptar o estoque para atender às necessidades específicas da comunidade. Isso pode incluir a oferta de produtos orgânicos, dietéticos ou gourmet que atendem às preferências dos moradores.

 

6. Favorece pessoas com mobilidade reduzida

 A presença de um mercado no condomínio torna as compras mais acessíveis para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Eles podem fazer compras sem sair do condomínio, o que é uma enorme vantagem para quem enfrenta limitações físicas.

 

E como implantá-lo?

Falando de sua implantação, é importante saber que é uma decisão que requer planejamento cuidadoso. Preciso começar avaliando a viabilidade financeira, incluindo custos iniciais, como construção ou adaptação de espaço, compra de equipamentos e estoque, bem como os custos operacionais em curso.

O espaço, por exemplo, deve ser bem planejado para acomodar prateleiras, caixas registradoras, área de estoque e áreas de circulação. Em prédios residenciais, é possível realizar a instalação em qualquer área comum: lobby, hall de entrada, garagem, salão de festas, salão de jogos.

Nas opções horizontais, de casas e sobrados, dá pra ser instalado na forma de container. Essa infraestrutura necessária para acomodar prateleiras e geladeiras já está pronta.

O container também facilita o acesso dos moradores ao mercado, já que pode ficar localizado na portaria ou em qualquer outro espaço que os moradores julguem adequado.

Procure também entender sobre as regulamentações locais e exigências legais como licenças, autorizações e conformidade com as normas de segurança alimentar.

Dessa forma, o mercadinho funciona 24 horas por dia, com gôndolas, geladeiras e freezers e oferece alimentos perecíveis e não perecíveis, adega de vinho, itens de higiene e limpeza, entre outros.

 

Como você viu acima, existem empresas especializadas neste ramo, selecionamos algumas que podem lhe dar o um suporte:

  • Be Honest;
  • Vendify;
  • Take and Go;
  • VendPerto;
  • SmartBreak;
  • Minha Quitandinha;

Assim, escolha fornecedores confiáveis e de qualidade para abastecer o mercado. Negocie contratos e acordos com base nas necessidades da comunidade e na disponibilidade de produtos específicos.

 

Se optar por implantar sem a ajuda de uma empresa especializada, você pode escolher uma equipe auxiliar na manutenção do espaço e cuidado do ambiente. Mas optando por modelos “be honest” em que o condômino escolhe o produto e faz o pagamento tudo de forma autônoma e na confiança.

 

Agora, como funciona a utilização?

  1. O morador escolhe os produtos, verifica as informações, validade e preço, assim como acontece normalmente em um mercado comum;
  2. Com a seleção de produtos feita, basta escanear o código de barras no checkout e confirmar o carrinho de compras.
  3. Em seguida, é só efetuar o pagamento, inserindo o cartão na leitora e digitando a senha, ou utilizando uma carteira digital.

 

E realmente valoriza o condomínio?

Se você chegou até aqui, conseguiu entender o quanto essa implementação trará benefícios para o seu condomínio, né? Ela tem se tornado cada vez mais comum e esse é um ponto favorável para a grande valorização de alguns imóveis.

Já que são práticos e seguros, agradam os moradores e têm intensificado a procura por condomínios que oferecem comodidades como essa aos moradores. Além disso, o mercadinho em condomínio não se restringe mais aos condomínios horizontais.

Eles podem ser instalados em alguns prédios, aproveitando sua área livre. Independente do tipo de condomínio que o possível comprador ou locatário decida morar.

 

Assim, conte com a CWR para fazer a gestão do seu condomínio. Aqui em nosso portal você encontra os serviços que oferecemos e a excelência que nos trouxe aos mais de 25 anos de atuação no mercado. Acesse aqui e fale com a gente.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.