Fogos de fim de ano podem prejudicar seu pet e sua convivência em condomínio

WhatsApp Image 2018-12-20 at 11.06.46

Esse período festivo de final de ano é acompanhado de fogos de artifício, foguetes, rojões e até mesmo bombinhas. É cultura do brasileiro acrescentar esse tipo de iniciativa para animar, ou até mesmo embelezar o evento. Apesar dessa tradição, os animais, em especial os cães, sofrem com o barulho que a comemoração desperta.

Em um condomínio, esse problema é bastante sério porque nem todos os pets se comportam da mesma maneira. Alguns dos animaizinhos acabam ficando acanhados e se escondem com medo dos ruídos. Já outros, começam a latir interminavelmente e essa ação pode acabar incomodando os vizinhos e, em alguns casos, levando os donos dos animais até a multa.

Apesar do transtorno, é bom deixar claro que os cachorros não tem culpa nessa história, afinal eles sofrem com os shows pirotécnicos e a forma como eles lidam com toda movimentação é involuntária. O que pode ser feito para evitar qualquer constrangimento é o isolamento do apartamento para sons externos – atividade que beneficia não apenas os pets, mas também os próprios moradores, uma vez que um espaço tranquilo é muito mais agradável.

E caso essa solução não esteja ao alcance, outra dica é procurar os vizinhos com desculpas antecipadas e esclarecer que é uma possibilidade. Esse comum acordo é uma forma do dono se resguardar e evitar encrenca com os vizinhos. Enquanto isso, evite deixar o bichinho em áreas externas, ao ar livre, área de serviço e outros pontos do apartamento que dê acesso ao vão dos condomínios ou regiões nas quais há uma amplitude maior de ecos.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.