Conheça os benefícios da lavanderia compartilhada

 

Cada vez mais, principalmente, nas novas construções é comum vermos a presença de lavanderias compartilhadas. Além de ser uma cultura muito forte em outros países, a presença desse espaço comum valoriza o imóvel e traz inúmeros benefícios. Por exemplo, para os moradores, não precisa comprar o aparelho nem pagar conta de luz ou de água.  

Siga com a gente que, nos próximos parágrafos, nós te ajudamos a entender o que isso traz de vantagens e como funciona no dia a dia. 

 

Os tipos…

Comumente, há dois tipos: a lavanderia autônoma em que os moradores colocam suas roupas para lavar e secar; e as em que há um serviço com funcionários e sistema de pagamento por uso. 

As duas são consideradas lavanderia compartilhada, já que são utilizadas por todos os moradores. A escolha entre esses modelos depende do porte do condomínio e do perfil dos moradores, mas ambos costumam trazer facilidades semelhantes. 

 

O seu funcionamento

Nos dois casos, o custo pode ser incluído na taxa de condomínio, mas é interessante ter cartões personalizados para moradores ou fichas. Já sobre o uso de produtos, há a opção de cada condômino comprar o seu, ou de ser fornecido juntamente com as lavadoras e secadoras. 

Importante: é preciso elaborar e definir as regras de uso do espaço para evitar conflitos, por exemplo, agendamento do horário de uso, cota por pessoa e higiene.

 

As vantagens da lavanderia no condomínio

Economia: a qualidade das máquinas de uma lavanderia compartilhada é um diferencial importante. Por ser coletiva, ela costuma ser equipada com lavadoras e secadoras de ótima capacidade. Além disso, economizam recursos diminuindo gastos com água e energia na hora de lavar e secar roupas.

Outro ponto é que os condôminos não precisam utilizar o espaço do apartamento com a lavanderia. É muito comum estar presente em empreendimentos com imóveis menores, com metragem de até 60m².

A valorização do condomínio é outro ponto já que as necessidades do futuro são outras e as pessoas buscam essa facilidade e economia no dia a dia, ao escolherem um local para viver. 

Ah, é possível construir esse espaço pode ser feita a qualquer momento, mesmo em prédios antigos. Se é de interesse de todos os condôminos, ou do proprietário do edifício, é uma mudança interessante.

 

Quer saber mais? Fale com a gente!

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.