Como manusear corretamente materiais de limpeza para conservação de superfícies

Toda superfície demanda cuidados adequados para estar sempre em boas condições. A limpeza e a higienização deve ser adequada ao tipo de superfície e ao ambiente (externo ou interno). O correto manuseio dos materiais de limpeza vai garantir maior longevidade à superfície e melhor aparência da área em que ela se encontra.

Cada material exige um cuidado singular e tem suas restrições de uso, e o responsável pela limpeza deve estar atento a essas peculiaridades. De uma maneira geral, para áreas externas e internas, os sabonetes e detergentes de Ph neutro são os mais indicados. Em superfícies sensíveis é recomendável diluir o produto em água (conforme especificação do fabricante). Não é indicado para limpeza de mármores, granitos ou similares, o uso de produtos abrasivos ou com princípio ativo forte, tais como sapólio, água sanitária, soda cáustica, querosene, detergentes alcalinos, amoníaco e hipocloreto de sódio. Esses produtos podem causar danos permanentes.

Apesar de não haver regra em relação à periodicidade de limpeza, é interessante fazê-la de forma regular, para evitar a impregnação da sujeira. Ao promover limpezas profundas – decorrentes de sujeiras impregnadas – também há o risco de causar danos às superfícies. Quando essas limpezas são necessárias, porém, para escolher os produtos adequados, deve-se estudar o tipo e o grau de sujidade e sua forma de eliminação, método de limpeza e tipos de máquinas e acessórios necessários.

É importante, então, que todos os envolvidos na limpeza de um estabelecimento estejam informados sobre as características das superfícies para que os produtos mais adequados sejam usados, garantindo, assim, a conservação desses materiais. A CWR – Gestão de Mão de Obra oferece aos seus clientes a supervisão na escolha, compra e correta utilização dos materiais, o que assegura a longevidade das superfícies e a saúde dos colaboradores que manuseiam os produtos de limpeza. Saiba mais sobre este e outros serviços prestados pela CWR. Fale conosco: (31) 3292-9814.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.