11 de fevereiro, dia do zelador: Entenda as funções desse profissional

Como o próprio nome diz, o zelador tem a função de zelar. Dessa forma, é ele o responsável por funções operacionais, gerenciais e até mesmo de liderança. Até porque é por conta de seu trabalho que um condomínio se organiza.

E por falar em organização, essa é uma necessidade que faz a engrenagem rodar. Um bom zelador deve ter um checklist de afazeres diários, semanais, mensais e outros que acontecem repentinamente. Isso possibilita a manutenção do condomínio, evita gastos desnecessários e até mesmo atitudes emergenciais.

Resumindo, o bom convívio é um resultado do bom empenho desse profissional. Mas, para formar um bom trabalhador dessa área não é tão simples como pode parecer. É preciso muita disciplina, coerência, compromisso e inteligência para tomar as atitudes corretas nas horas devidas. Por isso, separamos algumas funções do zelador e algumas dicas para melhor realizá-las. Veja só!

Olho vivo: é o Zelador quem acaba ficando melhor inteirado dos acontecimentos de um condomínio. Por isso, ele tem responsabilidade com a segurança.
Dica: reporte ao síndico todas atitudes suspeitas para que não aconteçam conflitos.

Sem autoridade: é bom lembrar que o zelador não é o “vice-síndico” e ele não pode tomar decisões em nome do condomínio.
Dica: apenas siga a primeira dica e deixe que o síndico resolva os problemas.

Ponte: caso o condomínio tenha contratado uma administradora, o zelador pode fazer o contato direto para informar à empresa sobre o cotidiano do espaço.
Dica: mantenha um relatório atualizado com os acontecimentos e reporte à administradora.

Faça a luz: um problema constante em condomínios é a questão da iluminação. Um zelador precisa verificar semanalmente as condições das lâmpadas e averiguá-las.
Dica: tente compreender o tipo de produto usado, sua vida útil e talvez alguns agravantes que possam danificar as lâmpadas.

Mais inspeções: assim como as lâmpadas, o zelador deve ficar a par de todas as rotinas de diferentes ambientes.
Dicas: anexe ao seu relatório, a situação de tais ambientes para que eles sejam mantidos em ordem.

Postura: em muitos casos, outros funcionários baseiam sua postura a partir da do zelador.
Dica: tenha uma boa postura para que seu comportamento não seja o motivo de queixas.

Outras agendas: a distribuição das tarefas de limpeza do condomínio precisa ser fiscalizada se houver outros funcionários responsáveis pela faxina.
Dica: coordene-os e deixe claras as tarefas de cada um, para r cobrar-lhes mais tarde.

Sem conversinhas: não participe de grupos que possam difamar os usuários do condomínio.
Dica: lembre-se que sua postura é copiada e sua ausência nesses tipos de grupos pode contribuir para que eles não existam.

Coloque-se no seu lugar: o zelador é um funcionário do condomínio e não dos funcionários, portanto não deve atender a demandas pessoais.
Dica: seja cordial e diga que “essa demanda” foge das competências, caso algum morador o explore.

Exija respeito: afinal, somos todos iguais perante as leis.
Dica: não retribua ofensas ou desrespeitos, mas sempre alerte o próximo que direitos e deveres como cidadão são os mesmos  para qualquer indivíduo, independente de sua posição dentro de um condomínio.

Precisa de ajuda profissional na conservação de condomínio ou empresa? Solicite um orçamento ou envie-nos uma mensagem.