É pela portaria que transitam moradores, visitantes, clientes, proprietários, inquilinos, síndicos, diretores, funcionários e prestadores de serviço. Quando um estabelecimento tem porteiro(a), ele(a) se torna o(a) responsável pela segurança e ordem na portaria, além de exercer uma posição de guarda e controle do acesso do local. Esse monitoramento de transeuntes é primordial para a segurança de quem convive naquele espaço. Dá mais tranquilidade frequentar lugares com acessos seguros e bem monitorados.
A presença de um profissional na portaria deve ser avaliada não só pela segurança, mas pelo volume de circulação de pessoas em um local. Casas, condomínios e empresas de pequeno porte, por exemplo, podem contar com sistemas de segurança eletrônica que geralmente possuem custo-benefício melhor do que a contratação de um profissional. Por outro lado, em grandes centros públicos, comerciais ou residenciais, o tráfego pode vir a justificar o investimento em pessoal.
Além do controle de fluxo de pessoas, o profissional de portaria também faz a separação de correspondências e recebe pacotes e encomendas. Nesse caso, quando existe algum tipo específico de entrega, é ele quem avisa o destinatário após checar a identidade do profissional entregador. Se no estabelecimento circulam idosos, é ainda mais vantajoso se ter um porteiro, pois ele pode ajudar a transportar encomendas pesadas, abrir portas ou mesmo acompanhá-los dentro do estabelecimento.
Considerando as situações acima, percebemos a importância de um porteiro físico sempre que o estabelecimento possuir tantas unidades e circulação de pessoas que assim justifiquem e possibilitem a contratação do funcionário ou de uma empresa de terceirização que possa fornecer esse tipo de mão de obra. Conte sempre com a CWR e sua equipe para este tipo de serviço e tantos outros que facilitam e profissionalizam o dia a dia em seu condomínio.