Um grande desafio para quem assume a coordenação do condomínio é conciliar a vida pessoal com a vida de síndico. E, se já difícil no passado, imagina agora com tanta tecnologia?!
Estamos cada vez mais conectados e isso pode ser muito positivo. Mas, se não houver um equilíbrio a vida profissional pode invadir sua privacidade e criar um caos.
Este é um cuidado que deve ser tomado em várias profissões, incluindo a de síndico, principalmente quando se mora onde trabalha. Quer saber como colocar os limites? Continue a leitura!
Mantenha a organização
Para aproveitar ao máximo o seu tempo de trabalho e não deixa-lo atrapalhar sua vida pessoal, é preciso organizar suas tarefas e criar uma rotina diária. Estabeleça prioridades e crie o hábito de anotar as atividades realizadas.
Saiba mediar conflitos
Isso significa que você não deve absorver os problemas e precisa se manter imparcial diante de conflitos. Para isso, é indispensável ter equilíbrio emocional. Não leve essas questões para casa e não trate os condôminos de forma diferente depois de uma situação difícil.
Estabeleça horários de trabalho
O cargo de síndico deve ser tratado como qualquer outra profissão. Por isso, estabeleça seus horários de trabalho e se encarregue de que os condôminos tenham conhecimento dele. Isso evita que queiram resolver questões a qualquer hora ou dia, invadindo a sua vida pessoal.
Entretanto, lembre-se que mesmo com uma jornada de trabalho definida as urgências podem aparecer e você terá que lidar com elas.
Separe os assuntos pessoais dos profissionais
Não deixe que suas amizades e inimizades influenciem a sua gestão. Lembre-se que ao assumir o cargo de síndico você não é apenas mais um morador, você é o responsável pelo bom funcionamento do condomínio. Por isso, saiba separar as coisas.
Use a tecnologia a seu favor
Quando as coisas estão muito agitadas, você pode ficar sobrecarregado. Uma forma de automatizar os processos e ganhar tempo é contar com softwares de gestão. Isso pode agilizar as tarefas e te permitir focar no que é mais importante no condomínio.
Terceirize serviços
Alguns serviços e trabalhadores podem ser terceirizados. Isso evita problemas como a ausência de funcionários por atestado médico, férias e diversos imprevistos que podem ocorrer.
Contar com uma empresa especializada, como a CWR Gestão de Mão de Obra, facilitará a sua rotina e te ajudará a conciliar a vida pessoal com a vida de síndico. Saiba mais!