Vida em condomínio – Uso dos elevadores

Em condomínios residenciais e empresariais que têm muitos andares, eles são uns dos principais “personagens” que garantem o sucesso do dia a dia. Sim, estamos falando dos elevadores. No entanto, quando os condôminos e visitantes não sabem como lidar bem com eles, a alavanca que promove o sobe e desce de pessoas pelos andares pode, também, jogar para as alturas o valor da conta de energia do prédio.

Isso acontece porque, muitas vezes, quem faz uso dos elevadores não sabe, literalmente, usá-los corretamente, acionando os dois comandos de chamada – para subir e para descer – ao mesmo tempo. Isso provoca um aumento no deslocamento dos equipamentos, contribuindo para que o consumo de energia elétrica cresça, elevando, consideravelmente, o valor da conta de energia do prédio.

Para evitar que isso aconteça em seu condomínio, seguem abaixo algumas dicas para o uso correto dos elevadores:

1 – Para chamar o elevador: Acione o botão de chamada apenas uma vez para descer ou subir, de acordo com sua demanda. A insistência e a força não farão o elevador chegar mais rápido e poderão danificar o botão, além de reduzir a vida útil desse acessório.

2 – Utilização dos comandos: Para subir, acione apenas o botão superior e para descer, acione somente o botão inferior. Acionar os dois ocasionará viagens e paradas desnecessárias, com prejuízo para todos.

A CWR – Gestão de Mão de Obra ressalta que sua colaboração em seguir e divulgar estas orientações é fator importante para uma maior eficiência dos elevadores e também um menor custo para os condomínios. Faça a sua parte!