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O que você precisa saber sobre a parada de manutenção no condomínio?

 

 

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Sabia que a manutenção predial é essencial para garantir a segurança e conservação dos condomínios? Este é o momento separado para todos os ajustes necessários e os condôminos precisam ser avisados com antecedência. 

Além de manter os principais ativos funcionando perfeitamente e fazer reparos emergenciais, é preciso estar atento se a infraestrutura oferece o máximo de bem-estar aos condôminos. A manutenção na caixa d’água, por exemplo, deve ocorrer a cada seis meses e ser feita por uma empresa responsável por esse tipo de trabalho.

Siga com a gente nesta leitura e confira outras dicas de como realizar essa parada em condomínio. 

Atenção em todos os espaços

A fachada e a recepção são os pontos mais observados e devem sempre estar bem conservados. Também é preciso cuidador dos ambientes mais afastados: quem nunca se deparou com rachaduras, infiltrações e pinturas em mau estado nas escadas ou corredores?

Para que isso não ocorra no seu condomínio,  tenha um olhar atento a todos os espaços, da entrada do prédio até o depósito. Esse zelo, sem dúvida, vai elevar o nível de valorização do empreendimento e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

 

É sempre melhor prevenir

Assim que a construção é finalizada, os condomínios, principalmente os mais novos, recebem um plano de manutenção. Um fato que chama atenção é que nem sempre esse documento é revisto periodicamente ou levado à risca. Alguns passos importantes para se observar ao assumir a gestão de um prédio: 

  1. Verifique se o condomínio já possui esse documento. Caso não exista, crie um, contendo os principais ativos e cuidados que precisam ser tomados para manter o imóvel em dia.
  2. Caso o procedimento já tenha sido formalizado, analise quais serviços não estão contemplados e são importantes para a conservação do espaço.
  3. Converse com fornecedores e prestadores de serviço. Eles poderão ajudar com informações técnicas dos períodos e processos de manutenção necessários.

 

Faça reparos corretivos de urgência

Já sabemos que a prevenção é sempre o ideal, mas entendemos que é praticamente inevitável acabar com as corretivas, não é mesmo? A nossa dica é: faça o reparo o quanto antes. 

É que além de envolver risco à segurança dos moradores, quanto mais for postergado o problema, maiores são as chances de haver uma parada total ou perda do ativo, ou de se ter gastos maiores. Um defeito pontual no sistema hidráulico, por exemplo, se não corrigido em tempo adequado, pode comprometer a estrutura elétrica como um todo. 

Conservação e limpeza em primeiro lugar

Ambientes sujos e com odor, vidros com marcas, pintura com falhas, grama mal cortada, galhos de árvore no chão: esses são alguns dos serviços de conservação e limpeza que realmente são capazes de transformar um ambiente, de forma positiva e negativa. 

Para isso, contar com uma empresa especialista em Conservação como a CWR, que está no mercado há 25 anos é o melhor caminho. É confiar de olhos fechados e aguardar os bons resultados. A equipe é amplamente capacitada para zelar pelo prédio e os condomínios. 

Tenha sempre em mente que mais do que manter ou corrigir problemas, eles devem ser usados a favor do imóvel e com o intuito de deixar o empreendimento atrativo e resguardando o bem-estar de quem vive ou passa por ele diariamente. 

 

Vistoria constante

De nada irá valer a construção ou revisão de um plano de manutenção se, na prática, não houver uma vistoria ou controle desses serviços. Por isso, nossa dica é: levar as paradas de manutenção sempre a sério do início ao fim, desde o plano até a execução e comprovação, fazendo vistorias constantes e identificando melhorias. 

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