O zelador é o profissional que está sempre nos corredores, nas portarias e nas áreas de convivência atento na resolução dos problemas que são comuns do prédio. Uma peça fundamental para garantir o bem-estar de todos que estão no dia a dia do local.
Também cabe a ele verificar se todas as instalações hidráulicas e elétricas estão funcionando adequadamente bem como os aparelhos que são usados por todos. Siga conosco nesta leitura e conheça os benefícios de ter esse profissional em seu condomínio.
Boa leitura!
Atenção, síndico ou condômino! Conhecer o Código Brasileiro de Ocupações é a primeira atitude ao contratar um zelador, é que por meio dele é que se entende sobre as particularidades dessa profissão. O Ministério do Trabalho (MT) aponta as funções do zelador no Código CBO:5-51.20. Veja de forma resumida:
“Exerce funções de zeladoria em edifício de apartamentos, comerciais e outros, promovendo a limpeza e conservação do mesmo e vigiando o cumprimento do regulamento interno, para assegurar o asseio, ordem e segurança do prédio e o bem-estar de seus ocupantes.”
Nesse cenário, o profissional pode atuar em condomínios residenciais e comerciais, escolas, escritórios e outros, seja terceirizado ou orgânico.
Qualquer condomínio pode se beneficiar muito dos serviços de um zelador, incluindo edifícios comerciais, instalações industriais, escritórios, shopping centers e comunidades residenciais. Abaixo listamos algumas competências do zelador no contexto de administração condominial.
Um dos maiores benefícios de contar com um zelador é terceirizar o gerenciamento de problemas, que muitas vezes fica por conta apenas do síndico do condomínio. Dessa forma, ninguém precisa gastar mais energia se preocupando com detalhes da boa convivência e do trabalho.
Desgaste e intempéries atingem todos os condomínios e seus equipamentos, alterando o seu funcionamento. Com esse profissional no local, isso não será um problema para os moradores, porque o zelador está observando e anotando tudo!
Esse profissional repassa os problemas ao síndico, que contrata uma equipe adequada para reparar o problema.
O zelador também lida com o papel de intermediar as partes (negociações entre prestadores de serviços para novos acordos, contratação de colaboradores para realizar trabalhos). Isso se dá pois eles são uma figura muito presente no dia a dia do condomínio, tendo o síndico um importante aliado quanto a intermediação junto aos condôminos e o cumprimento de regras nas dependências do local.
O zelador pode executar serviços de porteiro e de faxineiro do prédio. Mas por ser um cargo que absorve mais responsabilidades não é o ideal que ele passe o tempo inteiro nessas funções. Ele também não é prestador de serviços especializados e complexos, além de não substituir a mão de obra especializada para obras e manutenção. Mesmo que tenha conhecimentos básicos em elétrica, hidráulica, etc., podendo se aplicar apenas em pequenos reparos e ao acompanhamento de prestadores de serviços.
Consequentemente, o objetivo dele é agregar valor à propriedade por meio da organização e garantir que a construção esteja sempre conservada e o bem-estar dos moradores assegurado.
Se a sua opção for terceirizar este serviço, uma conservadora como a CWR tem profissionais capacitados e prontos para lhe atender! Fale conosco clicando aqui. Caso ainda tenha dúvidas sobre a função ou importância desse profissional conte conosco. Estamos à disposição!