Perfil profissional que empresas de RH buscam em tempos de crise

Conseguir um emprego em tempos de plena crise econômica não é uma tarefa fácil. Com um número cada vez maior de desempregados – atualmente as estatísticas apontam a assombrosa soma de 12 milhões de pessoas em todo o país – e com o mercado oferecendo poucas vagas, a concorrência torna-se ainda mais acirrada.

Em momentos como esses, as empresas de Recursos Humanos passam a buscar mais do que profissionais com formação adequada à vaga e comprometidos com a organização e seus valores. Outros requisitos passam a pesar tanto – ou mais – que os tradicionais critérios de seleção. Em especial, ter um perfil generalista (note-se que o perfil especialista perde espaço nessas situações), lidar bem com situações de estresse e pressão, capacidade de adaptação e saber trabalhar em grupo são atualmente os grande diferenciais apontados pelos recrutadores.

Boa comunicação, criatividade e iniciativa também são características sempre valorizadas por quem selecionam profissionais e, se encaixam ao perfil de qualquer vaga pleiteada.

Se você busca uma (nova) colocação no mercado de trabalho neste início de ano, foque nas dicas dos especialistas e confie. 2017 está apenas começando e a sua oportunidade de sucesso pode estar batendo à sua porta. Prepare-se!