Garantir a segurança condominial é um ponto de atenção importante. Neste sentido, a portaria se destaca por ser, literalmente, a porta de entrada do condomínio e por contar com grande fluxo de pessoas.
A administração do condomínio é responsável por criar e fiscalizar as regras de preservação do prédio. Este procedimento é necessário para reduzir a vulnerabilidade do local e precaver contra possíveis contratempos.
As normas devem abranger condutas para a entrada de visitantes, entrega de encomendas, delivery, chegada de colaboradores e prestadores de serviços. Quer entender mais sobre o assunto e saber como melhorar a segurança condominial? Continue a leitura!
A importância da segurança condominial
A segurança pode ser um fator decisivo na hora de comprar ou alugar uma unidade em um condomínio. Por isso, é tão importante ter estratégias que mantenham a confiança dos condôminos.
Boas práticas ajudam a manter um local seguro e contar com a colaboração dos funcionários e moradores é muito importante. Assim, manter regras claras é fundamental.
Procedimentos para a segurança condominial
O primeiro passo é definir os procedimentos de funcionamento da portaria. Além disso, várias ações são necessárias:
Criar um manual de normas
Formalizar quais são as normas em um manual é muito importante para que todos tenham ciência e acesso. Este documento deve ser entregue a todos e também deve estar disponível para consulta. Nele é preciso conter:
- atribuições de cada colaborador;
- controle de acesso;
- modo de utilização das tecnologias disponíveis no condomínio;
- orientações em caso de disparo de alarmes;
- instruções para situações de emergência.
Treinar e capacitar colaboradores
Os funcionários do prédio devem ser qualificados para o cargo e precisam conhecer todo o regimento interno. Empresas especializadas em mão de obra, como a CWR, garantem essa preparação.
Esta pode parecer uma ação óbvia, mas se não tiver a devida atenção pode influenciar negativamente a rotina do condomínio. Tenha em mente que quando os seus colaboradores sabem o que deve ser feito é possível solucionar problemas com mais facilidade e agilidade.
Investir em tecnologia
Hoje, a tecnologia pode ser uma grande aliada da segurança. Este tipo de investimento traz funcionalidades relevantes. Ter o monitoramento de câmeras e sistemas de identificação de acesso, agrega qualidade e garante maior segurança. Inicialmente, os gastos podem ser altos, mas os benefícios se pagam com o tempo.
Cuidar da estrutura
Ter uma guarita 24 horas, cercas elétricas e manter o monitoramento constante do condomínio são cuidados necessários para garantir a segurança.
Conscientizar colaboradores e condôminos
Muita gente acha que a responsabilidade pela segurança condominial é apenas da administração. Isto é um erro! Todos precisam se comprometer com a proteção do prédio. Ter cautela é uma responsabilidade de todos.
Fazer avaliações
É preciso sempre avaliar e revisar as medidas de segurança adotadas. Assim, é possível identificar falhas, aprimorar técnicas e antecipar problemas.
E aí, gostou das dicas? Para saber mais sobre a segurança condominial em tempos de isolamento social, clique aqui!