Encontrar o candidato certo para uma vaga pode não ser uma tarefa fácil. Ter uma forte cultura de trabalho e investir em um processo seletivo bem feito é a chave para achar o novo colaborador ideal à sua demanda. Pensando nesse delicado processo, compartilhamos algumas estratégias utilizadas pela CWR em recrutamentos e que podem facilitar a busca pelo profissional que você está procurando.
Antes de saber o que você procura em um profissional, tenha segurança sobre o seu objetivo e a sua imagem organizacional. Só é possível encontrar alguém que tenha a cara do seu negócio, se você sabe claramente o que é o seu negócio e o que é necessário para que ele continue crescendo.
Não basta apenas divulgar uma vaga em aberto, saiba onde e como divulgá-la:
Além de analisar os requisitos profissionais para o preenchimento da vaga, como experiências profissionais, competências e pretensão salarial, foque em conhecer as habilidades interpessoais do candidato. Compreender sua inteligência social, por exemplo, é muito importante, pois ajuda a prever se ele trabalha bem em equipe e como pode se sair em situações sociais, como reuniões e apresentações.
A personalidade do candidato deve se encaixar ao perfil da vaga e à cultura da empresa, mas há algumas características básicas que são fáceis de serem percebidas e devem ser levadas em conta. Por exemplo, nenhuma empresa quer trabalhar com pessoas sempre mal humoradas, não é mesmo?
Para conhecer bem esses aspectos da personalidade do candidato, faça as perguntas corretas e também o deixe falar e fazer questões. Quando seu colaborador em potencial faz comentários e perguntas, você tem a chance de saber o que é importante para ele e se está tão interessado em fazer parte da sua empresa quanto sua companhia se interessa por ele. Algumas questões interessantes:
A cada etapa da seleção, notifique os candidatos sobre seu andamento no processo. Se um determinado candidato não atende à vaga ou se seu perfil não se alinha à cultura da organização, deixe-o saber que no momento a empresa decidiu seguir com outra pessoa. Lembre-se que manter uma boa imagem com seus colaboradores em potencial também é importante e que esses podem vir a ser seus funcionários ou parceiros no futuro.
Saiba mais sobre a contratação de colaboradores. Clique aqui e saiba o que é melhor para a sua empresa, funcionários próprios ou terceirizados.