Zelador X Faxineiro: o quê cada um faz?

BLOG-zeladorxfaxineiro2

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) descreve as atribuições de cada trabalhador regido pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Hoje vamos recorrer à CBO para esclarecer a diferença entre as funções de zelador e de faxineiro. Afinal, na hora de se efetuar o registro de um faxineiro, por exemplo, ele pode ser equivocadamente apontado em Carteira Profissional na função de zelador, e vice-versa. Vejamos a diferença para evitar erros no momento de identificar o quê cabe a cada profissional:

Zelador

Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio de edifícios de apartamentos, edifícios comerciais, igrejas e outros. Atendem e controlam a movimentação de pessoas e veículos no estacionamento; recebem objetos e controlam mercadorias, materiais, equipamentos; conduzem o elevador, realizam pequenos reparos. Supervisionam a limpeza e também as atividades de porteiros, faxineiros e vigias.

Faxineiro

Verificam o funcionamento de equipamentos e instalações elétricas e de iluminação, além de relatar avarias nas instalações. Conservam vidros e fachadas, limpam recintos e acessórios. Controlam o estoque de material e também podem dosar e diluir produtos químicos. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.